10 melhores cidades do mundo para se viver
Evasão

Estas são as 10 melhores cidades do mundo para se viver

Eu não trocava o meu país por nada, mas há quem tenha esse sonho. Se é o teu caso, vê esta lista das 10 melhores cidades no mundo onde podes começar uma nova vida.

Estás a pensar mudar de vida, emprego, ou mais extremo ainda, de país? Com a ajuda da consultora Economist Intelligence Unit (EIU) e o seu Índice Global de Habitabilidade dizemos-te quais são as dez melhores cidades para se viver no mundo de acordo com cultura e ambiente, saúde, educação, infraestruturas e estabilidade.

Viena, Áustria

Estabilidade (segurança), boas infraestruturas, apoiadas por bons cuidados de saúde e muitas oportunidades de cultura e entretenimento são os principais atrativos da cidade. O transporte público é totalmente integrado, com autocarros, metro e os tradicionais elétricos.

Copenhaga, Dinamarca

Tem bons salários, assim como bons sistemas de saúde e de educação públicas. Há pouca corrupção e são defensores da igualdade entre homens e mulheres. O país não tem estipulado um salário mínimo, embora o valor médio pago por hora ronde os 14€.

Zurique, Suíça

O país tem uma grande preocupação com o bem-estar das pessoas, com a proximidade dos bens essenciais e com o conforto de quem lá vive. Mesmo para quem vive na periferia de Zurique, facilmente encontra um hipermercado, um posto dos correios escolas, paragem de autocarros e estação de comboios a curta distância. Não há salário mínimo definido, mas alguns setores têm valores estabelecidos por um contrato coletivo de trabalho.

Calgary, Canadá

Tem o melhor desempenho económico do Canadá e é o lar de uma diversificada gama de indústrias, incluindo energia, finanças, manufatura, transporte, tecnologia, cinema e setores da indústria criativa. É um dos únicos três lugares no mundo que estão livres dos ratos, juntamente com o Ártico e Antártida. É uma das grandes cidades mais seguras e mais saudáveis do mundo.

Vancouver, Canadá

É a 10ª cidade mais limpa do mundo. As pessoas são simpáticas e educadas, mas muito reservados e é difícil fazer bons amigos.

Genebra, Suíça

Tem uma das mais eficientes forças policiais do mundo. É uma das cidades mais limpas e menos poluídas da Europa e é considerada um exemplo a seguir em termos de manutenção e gestão de propriedade pública. Além disso, o sistema de saúde é excelente. As taxas de desemprego estão entre as mais baixas do mundo.

Frankfurt, Alemanha

Os habitantes desta cidade são um reflexo típico da própria cultura do país, onde o trabalho vem primeiro e depois as relações pessoais e a diversão. É a cidade com a maior concentração de oportunidades de trabalho na Alemanha e tem também uma oferta cultural muito forte.

Toronto, Canadá

É o maior pólo industrial, financeiro e de telecomunicações do Canadá e um dos principais centros financeiros do mundo. A cidade possui uma das economias mais diversificadas da América do Norte, com a maior concentração de sedes de empresas, instituições culturais e a maior comunidade artística do país.

Amesterdão, Países Baixos 

Os países baixos são um território muito desenvolvido e bastante seguro para se viver e um dos locais da Europa onde o ordenado mínimo é mais alto: varia de acordo com a idade do trabalhador, mas normalmente inicia num valor que ronda os 1400€. O seguro de saúde é obrigatório a todos os que vivem e trabalham na Holanda.

Osaka, Japão

A comida é claramente uma das melhores coisas sobre Osaka. Além de ser rica em sabor, é muito barata. Outra grande vantagem de Osaka é que é quase impossível ficar entediado na cidade. Há tantas coisas para fazer que não saberás por onde começar.  Os japoneses têm uma cultura de trabalho diferente da nossa, bem mais rígida. Alguns japoneses trabalham todos os dias da semana.

Gourmet

Estas receitas trazem-te o outono para a mesa

Deixamos-te quatro receitas para retirares o melhor partido dos ingredientes da estação.

Evasão