Aldeia de Sortelha | Fotografia: Unsplash
Evasão

Vale a pena visitar a aldeia portuguesa que é digna de Hollywood

Esta Aldeia Histórica, no centro de Portugal, é cenário de vários filmes famosos, como Donzela, da Netflix. Eis o que tens de saber sobre esta localidade.

Há uma aldeia histórica localizada em Portugal que é o cenário de um novo filme que acabou de chegar aos cinemas. O filme 1506 - O Genocídio de Lisboa retrata o massacre dos judeus de 1506 e um dos locais onde foi gravado é a Aldeia Histórica de Sortelha. Mas esta aldeia localizada no Sabugal, entre a Serra da Estrela e a Reserva Natural da Serra da Malcata tem sido cenário de outras produções de Hollywood, como é o caso do recente filme Donzela da Netflix.

Esta Aldeia Histórica recebe em setembro a feira medieval Muralhas com História, um evento temático em que o interior das muralhas de Sortelha recuam aos tempos da Idade Média.

A história de 1506 – O Genocídio em Lisboa recua ao tempo da Lisboa quinhentista. Assim, foi necessário procurar cenários para recriar aquele ambiente, e graças à conservação da Aldeia Histórica de Sortelha, cuja fisionomia urbana e arquitetónica se mantém inalterada desde o renascimento até aos nossos dias, revelou-se um dos locais ideais para o efeito.

Esta aldeia integra a rede de Aldeias Históricas de Portugal, compostas por outras 11 localidades como Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão e Trancoso.

Com mais de 800 anos de história, esta aldeia parece parada no tempo. Alguns dos seus pontos de interesse são o castelo e o centro histórico, mas também a Casa Número Um (que data dos tempos medievais) ou a Igreja Matriz, que data de 1573. Depois de conheceres esta aldeia, podes sempre aproveitar para explorar a região da Serra da Estrela.

Coolhunting

Birkenstock ou Lidl? O que interessa é seguires a moda do momento

Estes sapatos continuam a dar que falar e vão ser uma das grandes tendências deste verão. Já te rendeste a esta moda?

Evasão