Aldeias do Xisto | Fotografia: Instagram
Evasão

Estas aldeias portuguesas estão entre os destinos mais desejados lá fora

As Aldeias do Xisto são consideradas um dos destinos mundiais mais apetecíveis para quem quer passar férias sem multidões à sua volta.

Janeiro já lá vai e em fevereiro é altura de começarmos a planear as férias de verão. Se estudos demonstram que repartir os dias de descanso ao longo do ano é a decisão mais sensata para quem procura manter uma relação saudável com o trabalho, escolher um destino de férias fora do radar do turismo de massas também pode ajudar.

Um artigo publicado no Washington Post destaca 12 destinos por todo o mundo que continuam a resistir à pressão do turismo e da gentrificação. De Itália ao Japão, passando pelo México, várias aldeias no centro de Portugal surgem na lista.

As Aldeias do Xisto, uma rede 27 aldeias dispersas pela Serra da Lousã, Serra do Açor, pela região do Zêzere e Tejo-Ocreza, são apontadas como um dos segredos de Portugal, onde ainda é possível passar uns dias sem multidões de gente, como noutras partes do país.

“As aldeias –  que datam do século XII e têm o nome da pedra com que foram construídas –  são particularmente populares entre os caminhantes, ciclistas e amantes da natureza. Encontrará alojamentos para todos os orçamentos, com propriedades de luxo, como as Casas do Côro em Marialva, e a Cerdeira Home for Creativity, uma coleção de nove casas de xisto restauradas para alugar”, escreve o jornal norte-americano.

Um dos locais obrigatórios é a aldeia do Talasnal, na Serra da Lousã, onde é possível provar pratos como a chanfana e desfrutar da natureza envolvente.

Coolhunting

Enganaram-nos sobre a gola alta. Agora também as sweatshirts?

Da criadora do truque da gola alta, eis o que não sabes sobre como usar devidamente uma sweatshirt e que vais levar para toda a vida.

Evasão