Covão d'Ametade | Fotografia: Instagram
Evasão

Aviso Amarelo? Troca a praia por este tesouro na Serra da Estrela

Com a descida das temperaturas prevista para o fim de semana, a sugestão Versa é que troques a praia por um passeio pelo Covão d’Ametade, em plena Serra da Estrela.

São oito os distritos do continente abrangidos pelo aviso amarelo emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) até este sábado: Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

O IPMA prevê períodos de chuva para todo o país e queda de neve acima dos 1.100 metros, sendo que nos distritos de Castelo Branco e Guarda a previsão aponta mesmo para queda de neve acima dos 1.200 metros.

Como as temperaturas não convidam a banhos, a sugestão Versa é que rumes a norte, mais propriamente à Serra da Estrela, e que partas à descoberta de um dos locais mais icónicos da região: o Covão d’Ametade.

Localizada no início do Vale Glaciário do Zêzere, esta antiga lagoa de origem glaciar foi arborizada com vidoeiros ao longo das margens do rio e é o destino perfeito para os fãs de caminhadas pela natureza, já que vão encontrar um cenário paradisíaco e com enorme biodiversidade.

Mas não te deixes enganar pelo cenário bucólico digno de um documentário da National Geographic. Como o Covão d’Ametade está localizado a 1.420 metros de altitude, o ideal é que leves roupa e calçado apropriado para conseguires resistir ao frio.

E como as previsões apontam para queda de neve, certifica-te antes que as estradas estão transitáveis, já que em caso de neve o acesso pode ficar condicionado.

 

Evasão

Nestas águas quentes e terapêuticas, banhava-se uma rainha

Há um parque termal no Douro cuja origem remonta aos tempos dos reis e das rainhas e que é conhecido por curar maleitas até hoje.

Evasão