As praias portuguesas figuram recorrentemente em listas que distinguem as melhores zonas balneares do mundo, mas é também no nosso país que encontramos algumas das melhores praias com iodo, um oligoelemento essencial ao normal funcionamento do organismo, em especial da tiróide.
A praia de Moledo, em Caminha, em Viana do Castelo, é uma das praias portuguesas com mais iodo. O seu extenso areal, de onde se avista o Forte da Ínsua, localizado numa pequena ilha, contribui para o seu encanto, bem como o cenário circundante do monte de Santa Tecla, já em Espanha, ou a mata do Camarido.
Um pouco mais abaixo, a Praia da Apúlia, em Esposende, é outra zona balnear rica em iodo. Tem também um extenso areal, com algumas rochas proeminentes na parte norte. Os seus passadiços em madeira permitem um acesso fácil ao areal e os moinhos de vento transformados em habitação tornam as imediações pitorescas.
Nesta nossa viagem pelo território nacional em busca das praias ricas em iodo, descemos até à vila da Ericeira, em Mafra. A praia dos Pescadores, uma das mais conhecidas da Ericeira, ou de Ribeira d’Ilhas, onde acorrem surfistas à procura das melhores ondas, são algumas das opções.
Não muito longe, a praia da Parede, em Cascais, é conhecida pela sua grande concentração de iodo, provada pelo facto de em tempos vários médicos recomendarem a visita a esta praia devido às suas propriedades terapêuticas.
Já a Sul, as praias de Vale Figueira, em Aljezur, ou a praia da Fuseta, na Ilha da Armona, em Olhão, são ricas em Iodo e das mais belas do país.