Praia | Fotografia: Unsplash
Evasão

Há novas praias portuguesas pouco conhecidas no ranking mundial

Há um novo ranking que distingue praias de todo o mundo e nele constam duas portuguesas. Aqui, a beleza não é o único critério de seleção.

Ainda há pouco tempo uma das praias mais famosas de Portugal, a Praia da Falésia, foi distinguida como a Melhor Praia do Mundo, ocupando o topo do ranking do Travelers’ Choice Awards 2024. Mas esta não é única a ser reconhecida. Há mais duas praias portuguesas, menos faladas, que merecem a tua atenção. 

Ocupam o 23.º lugar e o 58.º lugar em 100 posições no ranking Golden Beach Award 2024, elaborado pelo BeachAtlas, uma startup londrina dedicada ao desenvolvimento de uma enciclopédia de praias. Nesta avaliação, não foi tida em conta apenas a beleza estética da água cristiana e das rochas, há também outros fatores que influenciam uma boa ou má experiência balnear. 

É o caso da diversidade da fauna e flora, a cultura associada (se fez parte de um filme ou tem uma história particular), a comunidade local, se é DEI (apta para nudismo) e o estilo de vida (por exemplo, as discotecas junto às praias de Ibiza). 

Com base na opinião de especialistas em viagens e digital influencers selecionados de todo o mundo, chegou-se ao top 100, no qual se encontram então as duas praias portuguesas. No caso da Praia Dona Ana, foi distinguida pela sua história.

"Batizada com o nome de Dona Ana, freira que sobreviveu a uma atrocidade da Primeira Guerra Mundial ao fugir por um túnel do seu convento até esta praia, é assim uma homenagem à sua resiliência. Hoje, a praia representa um refúgio sereno, misturando paisagens deslumbrantes com uma história notável", justifica o BeachAtlas. 

Já em 58.º lugar está a Praia dos Coxos, na Ericeira, que "reflete a profunda ligação do antigo povo 'Jagoz' ao mar, que outrora aqui viveu. Tal como os 'Jagoz' viviam exclusivamente em harmonia com as dádivas do oceano, os surfistas modernos da Praia dos Coxos abraçam o ritmo do mar, criando uma vida entrelaçada com as ondas. Este legado duradouro coroa a Praia dos Coxos como uma jóia na capital europeia do surf, a Ericeira", argumentam. 

Na lista encontram-se outras praias pelo mundo, incluindo a curiosa Glass Beach, na Califórnia, em 7.º lugar. Mostramos na galeria de imagens as dez Praias Douradas no topo do ranking do BeachAtlas e as duas praias portuguesas. 

Design e Artes

És fã de marketing digital? Então este evento é para ti

Se és fã de gestão de redes sociais, SEO e marketing de conteúdo, mas sentes que queres aprender mais sobre o assunto para poderes tratar o marketing digital por tu, então este evento é para ti.

Evasão