É uma das maiores lagoas dos Açores e a segunda maior da ilha de São Miguel. Falamos da Lagoa do Fogo, considerada uma reserva natural, e um dos destinos mais bonitos em Portugal para quem privilegia a natureza.
Apesar de o clima ser mais frio nos meses de janeiro e de fevereiro, a menor procura turística oferece melhores oportunidades para visitar esta ilha do arquipélago dos Açores.
Esta lagoa, que atinge uma profundidade máxima de 30 metros, é considerada uma reserva natural desde 1974 e conta com uma área de 507 hectares.
"Para além da visita a diversos miradouros, é possível aceder às margens da lagoa através do trilho Praia - Lagoa do Fogo. A praia de pedra-pomes, presente nas margens desta lagoa, foi eleita a melhor praia selvagem de Portugal, no âmbito do concurso 7 Maravilhas – Praias de Portugal", lê-se sobre o local na página oficial dos Parque Naturais dos Açores.
Se em Viana do Castelo, no Norte do país, encontramos segredos bem guardados, como a Lagoa da Esturranha, os Açores passam a ser um destino de eleição para quem anda à procura destes paraísos naturais, sem ter de sair de Portugal.