Glass Beach | Fotografia: Unsplash
Evasão

A impressionante praia de vidro que antes ninguém queria visitar

Pode uma praia recuperar a beleza depois de servir de aterro de lixo? Pode e esta praia é a prova disso.

Há coisas inexplicáveis no ser humano e esta é uma delas: conseguir admirar o mal que fazemos ao planeta.  

Isso aconteceu com uma praia em Fort Bragg, na Califórnia, onde em 1906 os moradores desta cidade começaram a depositar lixo, incluindo de vidro e metais, que se foi acumulando até 1943. Nesse ano, esta espécie de aterro atingiu a capacidade máxima e foi então que os habitantes perceberam o mal que estavam a fazer a esta praia e, consequentemente, ao oceano.  

Decidiram transferir o lixo para outro local próximo e o areal da praia ficou reduzido a restos de vidro (os metais foram reaproveitados para outros projetos), que não deixaram esquecer o que ali se passou. 

Poder-se-ia pensar que depois disto a praia ficaria ao abandono, mas a verdade é que com os anos transformou-se numa atração turística. Isto porque os restos de vidro foram sendo polidos pela força da água do mar e formaram-se pequenas pedras de vidro de múltiplas cores. 

O que era antes lixo passou então a ser uma atração e tudo graças ao trabalho da natureza sobre a inconsciência do Homem.

Denominada hoje de Glass Beach, são verdadeiramente deslumbrantes os vídeos das pedras de vidro iluminadas pelo luar e mais petrificado fica quem visita a praia e não consegue imaginar que por ali também já andaram utensílios domésticos e outros itens atirados ao mar.  

Para responder à procura, há vários hotéis em redor, como é o caso do Noyo Harbor Inn e do Oceanside Inn & Suites, ambos a escassos minutos da Glass Beach.  

Gourmet

Sushi e ovos rotos? Merece (muito) mais do que uma estrela

O Kabuki Lisboa une as gastronomias japonesa e mediterrânica e o que serve à mesa já lhe valeu uma estrela Michelin. Terá sido também culpa dos ovos rotos?

Evasão