Aqui, não há carros nem estradas. Não existem também hotéis. Apenas casas, pequenos comércios e um parque de campismo. Se ainda não identificaste o local de que falamos, damos outra dica: só é acessível de barco e fica no Sul do país.
Falamos da Ilha da Armona, uma ilha do Parque Natural da Ria Formosa, próxima de Olhão. A Armona fica localizada no lado poente da ilha, enquanto que a Fuseta se encontra no lado nascente.
Esta ilha tem nove quilómetros de comprimento e um quilómetro de largura e pouco mais de 800 casas, tendo começado a ser habitada no século XX. As suas casas concentram-se junto ao cais onde é possível apanhar ferries para Olhão. O resto da ilha acaba por ser uma longa praia deserta, que é parte do seu encanto.
Há pelo menos três praias na Armona: Armona-Ria, Armona-Mar e a Praia da Fuseta e Praia da Barra Nova na ponta oposta à da Armona.
A praia da Armona-Mar está voltada para o mar e o seu areal a perder de vista é perfeito para quem procura uma praia tranquila. Para lá chegar, é necessário cruzar a zona de casas e as dunas, num percurso que se estende por cerca de 1,5 km.