Portugal é um país em que a arquitetura religiosa é considerada uma atração turística. O site de experiências turísticas Musement analisou a popularidade das catedrais portuguesas tendo como base as avaliações registadas no Google e concluiu que a Sé do Porto é a mais popular, registando mais de 26 mil avaliações.
Em segundo lugar, surge a Sé de Lisboa, com quase 25 mil avaliações. Classificada como um monumento nacional desde 1910, foi construída num estilo arquitectónico românico mas as várias remodelações fazem com que se misturem atualmente vários estilos.
Logo a seguir, a Sé de Braga, como 8693 avaliações é a terceira catedral mais popular do país. A sua capela é a mais antiga do país, tendo a sua construção sido iniciada em meados do século XI.
Já fora do pódio, figura a Sé do Funchal, que data dos finais do século XV, e que ostenta um tecto com arte mudéjar. A Sé de Faro, construída em estilo gótico, ocupa a quinta posição, e começou a ser construída em 1249 como igreja. Só em 1577 receberia a designação de catedral.
A Sé de Coimbra, de Viseu, Évora, Guarda e Lamego ocupam, respetivamente, os restantes lugares da lista.