Marfa, Texas | Fotografia: Unsplash
Evasão

Ninguém consegue explicar o fenómeno estranho que acontece nesta cidade

Há mistérios que ficam por explicar, tal como este que continua a intrigar os habitantes de uma pequena cidade nos Estados Unidos.

A cidade de Marfa, no Texas, é conhecida por um slogan intrigante. “Difícil de chegar. Mais difícil ainda de explicar. Quando cá chegares, vais perceber”, numa tradução livre do inglês. 

Localizada perto da fronteira com o México, Marfa é uma pequena cidade com menos de 2000 habitantes no oeste do Texas onde há mais de 135 anos que misteriosas esferas luminosas são avistadas de noite no céu.

 Conhecidas como as Luzes de Marfa este fenómeno continua a ser um dos muitos mistérios não desvendados que ocorrem nos Estados Unidos. O primeiro avistamento deu-se em 1883, quando um jovem vaqueiro viu uma misteriosa luz enquanto conduzia o gado pelas planícies.

Desde então, surgem relatos de pessoas que avistam bolas de luz coloridas, com especial incidência numa área desabitada a sudeste de Marfa, conhecida como Paisano Pass. 

Atualmente, Marfa é um local de romaria de pessoas vindas de todo o mundo para tentar presenciar o misterioso fenómeno, que geralmente acontece menos de 30 vezes por ano e quase sempre depois do nascer e pôr do sol.

As explicações possíveis para este fenómeno vão desde OVNIs até faróis de carros avistados à distância, mas ninguém consegue ter a certeza do que o provoca.

James Bunnell, um engenheiro aeroespacial aposentado da NASA, cresceu na área de Marfa e dedicou-se a investigar o fenómeno durante anos, mas sem sucesso. Chegou a instalar câmaras em locais estratégicos mas não conseguiu identificar nenhum padrão.

Evasão

Conhece as praias portuguesas ricas em iodo, que é bom para a saúde

Com o aproximar do verão, damos-te a conhecer algumas das praias mais ricas em iodo. Eis o roteiro, de norte a sul do país.

Evasão