Em Portugal, é nos locais mais inesperados que se encontram tesouros únicos. Desde um baloiço escondido, de acesso gratuito e com vistas deslumbrantes, até uma praia que guarda uma vasta riqueza geológica.
Falamos da praia fluvial de Loriga, em Seia, situada no coração da Serra da Estrela. Esta é a única praia em Portugal localizada num vale glaciário com milhares de anos, onde ainda se podem observar vestígios desse período. A água, límpida e cristalina, nasce na Serra da Estrela e desce pela ribeira de Loriga até chegar à praia, a 800 metros de altitude.
Neste local, a proximidade com a natureza é evidente, com matos de giesteira-das-serras e giesta branca a emoldurar as paisagens deslumbrantes, realçadas pelas várias piscinas naturais e pequenas cascatas que correm pelos vales.
Com tantos elogios, não é surpreendente que esta praia fluvial tenha sido finalista das 7 Maravilhas – Praias de Portugal na categoria de praia fluvial, e que tenha recebido o galardão de ouro da Quercus pela qualidade da água em 2022, além da distinção de praia com Bandeira Azul em 2023.