A imagem de marca da HYKE é o minimalismo, mas talvez seja isso mesmo que chama a atenção para a marca japonesa que, em 2020, deu nas vistas graças a uma colaboração com a Adidas, onde participou na criação de algumas peças de roupa e dois modelos de ténis Ultraboost Laceless, com um sistema de ajuste inédito.
Criada em 2013 por Hideaki Yoshihara e Yukiko Ode, a HYKE conseguiu criar um verdadeiro culto de seguidores no Japão graças ao seu vestuário simples e em que a funcionalidade é tão importante como o visual.
Desde então que a sua ascensão tem sido meteórica: em 2014 colaborou com a Mackintosh, em 2015 com a adidas Originals e, em 2018, com a The North Face.
E se, no Japão, é uma das marcas mais desejadas, o clube de fãs internacional começa a crescer e muitos já se questionam sobre o porquê do seu sucesso. Para seus criadores, o segredo passa por fazer o que ninguém fazia na altura em que surgiram: adaptar ao vestuário feminino uma estética de vestuário de trabalho com equipamento militar.
A abordagem cuidadosa ao design e a atenção aos acabamentos impulsionaram o seu rápido crescimento, sendo atualmente vendida em mais de cem lojas em todo o mundo.
E como não são só as mulheres as únicas interessadas na HYKE, a marca começou a fabricar algumas das suas peças numa perspetiva genderfluid, com tamanhos maiores e sem alterar os padrões, num piscar de olhos ao público masculino.
Percorre a galeria onde mostramos algumas das propostas da marca japonesa.