Estilo Japandi - Fotografia: Pinterest
Coolhunting

Casa nova ou a precisar de renovação? "Japandi" é a nova tendência de decoração

Esta tendência é bem atual e tem vindo a destacar-se. Resulta da mistura harmoniosa entre a funcionalidade escandinava e o minimalismo rústico japonês.

Este novo estilo foi batizado de japandi e resulta da junção das palavras japanese e scandinavian ou, em português, japonês e escandinavo. Ambos privilegiam a simplicidade, o conforto, as linhas minimalistas e os elementos naturais. Para perceberes melhor:

Linhas simples

As linhas clean e o minimalismo são a essência do estilo japandi, onde "menos é mais". Poucas peças criam ambientes confortáveis, que transmitem serenidade, propiciando o repouso e o usufruto pleno e sem distracções do espaço habitacional.

Madeiras em tons diferentes

A mistura de madeiras claras e escuras, tanto no mobiliário como na paredes, é uma das marcas deste estilo. O contraste entre as tonalidades oferece profundidade aos espaços e diferencia-os dos ambientes escandinavos onde as madeiras claras são sempre favorecidas.

Móveis baixos

Este é uma característica japonesa, onde as casas e os apartamentos são mais pequenos. Os móveis baixos são uma óptima forma de poupar espaço e de fazer com que os ambientes pareçam maiores do que aquilo que realmente são. Além disso, o Japão está muito susceptível a tremores de terra e a tsunamis, sendo estes móveis mais seguros em caso de emergência.

Iluminação

Candeeiros com formas mais orgânicas, candeeiros com asa (tipo lanterna), abajures de papel ou em linho são algumas opções para iluminar um espaço deste estilo.

Ripados

Os ripados em madeira e as portas de correr são também inspiração do design japonês. Os ripados podem ser utilizados como revestimento para as paredes, em divisórias e até mesmo em móveis.

Elementos naturais

Uma ou outra planta e arranjos despojados, com ramos ou galhos com pequenas folhas ou flores, são a escolha certa para rematar a decoração orgânica e zen destes espaços.

Cores neutras

Os tons neutros, transversais a ambos os estilos, são canalizados para o japandi que mistura os cinzas, os beges, alguns apontamentos em preto (na iluminação, por exemplo) e tons mais ricos e típicos da paleta oriental como, por exemplo, o castanho. Cores vibrantes podem ser incorporadas, mas com discrição.

Coolhunting

As mães também podem vestir a roupa das filhas. Faz como Letizia

Com um vestido Carolina Herrera, a rainha Letizia mostra como reutilizar peças... da filha mais nova. Nós damos mais 16 exemplos para fazeres o mesmo.

Coolhunting