Geração Z China e Luxo
Coolhunting

"Pobreza Elegante" – o que se passa com a Geração Z?

Os consumidores conseguem manter as aparências e os seus estilos de vida aspiracionais sem perder, na realidade, qualidade de vida?

Há uma nova tendência no radar e chega-nos da China. Como resposta à desaceleração económica no país, a Geração Z encontra-se em mudança e abraça o que já é definido como “Pobreza Elegante”. E sim, é estranho, e sim, é um novo estilo de vida. É jantar uma embalagem de noodles no sofá, mas vestindo Dior.

Um equilíbrio desequilibrado entre luxo e economia, com um segmento de consumidores da Geração Z a manter uma vida elegante, mas com cortes no seu orçamento. Ou seja, a tendência mostra jovens a reduzir as suas despesas diárias, através de compras, por exemplo, em supermercados com descontos, de forma a garantir que têm dinheiro disponível para alguns luxos noutras categorias de produtos.

E com esta diminuição do poder de compra da classe média dos jovens chineses, ganha espaço neste mercado o chamado OEM Shopping - Original Equipment Manufacturer, ou seja, produtos fabricados especialmente para grandes empresas, não destinados ao consumidor final e com um valor inferior ao que se encontra nas lojas. Não destinados até agora, já que comprar diretamente aos produtores, especialmente no setor da moda, já se tornou um padrão de consumo na China.

Nesta mudança de comportamentos de compra entre as novas gerações chinesas, há um outro fenómeno em crescimento: a compra em grupo chega ao luxo. Num mercado onde há apps para tudo ou quase tudo, a Pinduoduo permite, por exemplo, que os utilizadores partilhem informação sobre as suas compras, convidem outros utilizadores a juntarem-se à compra, desbloqueando descontos que podem chegar aos 90%. Uma nova realidade, onde se conseguem bons preços, mas também uma espécie de experiência de compra social, quase como um shopping virtual entre amigos.

Uma “Pobreza Elegante” ou estratégias com que os consumidores conseguem manter as aparências e os seus estilos de vida aspiracionais sem perder, na realidade, qualidade de vida. Para já sim, na China. O que dirá o resto do mundo?

Evasão

Três hoteis para um fim de semana de outono a ver a chuva a cair

Uma estadia nestes hotéis pode ser o programa ideal para um fim de semana de outono.

Coolhunting