Saint Laurent, Semana da Moda de Paris | Fotografia: Giovanni Giannoni, Getty
Coolhunting

As tendências que se destacam na Semana da Moda de Paris

No rescaldo da Semana da Moda de Paris, a Versa destaca as tendências que aqui nascem e que marcam a próxima temporada.

Estamos em Paris e é aqui que nos vemos ao espelho. É onde a moda nos mostra como vive o tempo presente e para onde se encaminha, mais do que em qualquer outra semana. As coleções outono/inverno 2023/24 dos grandes nomes da moda chegam-nos essencialmente pelas passerelles parisienses, e até as ruas longe das apresentações têm algo a dizer.

E este ano chegam-nos propostas minimalistas que se opõem a muito dos excessos de passadas edições. Sobriedade é estética transversal às tendências que aqui destacamos. As proporções aumentam e o oversize é reinterpretado em ângulos mais sofisticados e em pontos estratégicos.

Vamos a destaques:

STRONGER SHOULDER

Saint Laurent | Giovanni Giannoni, Getty

Nos últimos tempos, a estética oversize não é estranha a ninguém e tem vindo ganhar terreno na indústria da moda, tendo mesmo marcado o ano de 2022. Mas este ano o dramatismo imponente dos tamanhos exagerados acentua-se através de ombros volumosos e estruturados. Esta semana parece ter recuperado os blazers que marcaram os anos 80 e dá um novo reforço à estética oversize, que podemos ver presente nas criações de Balenciaga, Saint Laurent, Courrèges e Givenchy.

TIE TREND

Valentino | Giovanni Giannoni, Getty

Há muito que a moda se tem vindo a afirmar sem género, fluída, democratizando peças de roupa e cores, outrora associadas ao menino ou à menina. A gravata é o exemplo disso, já que há muito integra a moda feminina sem estranheza. Desta vez, esta peça que salpicou várias coleções, desde Dior a Hèrmes, sem esquecer Valentino, esquece a estética desconcertada de Avril Lavigne e apresenta-se bem mais aprumada. E parece ainda que esta “Tie Trend” vem acompanhada de uma estética colegial, também ela bem-comportada.

(NEW) GRUNGE

Y/Project | Dominique Maitre, Getty

O couro assume protagonismo nestas passerelles e volta a lembrar-nos da estética grunge, mas sem as nuances de rock n'roll que aqui já tanto falámos por protagonizarem looks nas ruas da moda, nascendo de micro-tendências em constante evolução. Agora é diferente. Esta estética grunge está mais adulta, mais refinada. Para muitos, esta tendência, agora polida, parece ter deixado o seu lado mais rebelde na adolescência e agora é um jovem adulto e responsável, que se mantém misterioso e chega maioritariamente em preto sólido. A apresentação de Y/Project traz-nos isto em doses duplas. 

ConVersa

"Há muito talento em Portugal. A nostalgia, a tristeza interior ajudam muito à criatividade"

Joana Astolfi é a convidada desta semana da série conVERSA sobre Futuro Criativo, powered by CUPRA.

Coolhunting