Escolher o sapato errado é o passo certo. Parece contraproducente, mas há uma teoria no Tiktok que defende esta ideia e que nos explica o porquê.
Allison Bornstein é stylist e depois de trabalhar com uma das suas clientes decidiu explicar porque é que os sapatos errados, uns ténis neste caso, não têm de condizer com o estilo das restantes peças e devem ser uma escolha intencional em vez de funcional.
Conta Allison que esta cliente opta quase sempre por usar ténis de modo a estar apta para caminhar e andar de bicicleta, acabando por “construir todo o look à volta da ideia do sapato desportivo”. O que a stylist lhe tentou provar é que isso não faz sentido.
Começou a construir-lhe looks escolhendo primeiro os ténis e só depois algumas das suas peças favoritas e não desportivas. Apesar de parecer uma escolha errada em muitos casos, o look “acabou por ficar realmente interessante”.
“É por isto que acho que a teoria do sapato errado é tão importante: é como um sinal de que existe alguma intenção e escolha, portanto, dá personalidade ao look”, justifica.
A teoria do sapato errado aplica-se também no sentido inverso, isto é, uns sofisticados mules com umas calças jogger ou uns sapatos stiletto com jeans. E quantas vezes não vimos já isto acontecer com personalidades como Gigi Hadid, Hailey Bieber, Rihanna e Kim Kardashian?
Ou, numa versão descontraída, um dos mais recentes looks de Taylor Swift, que combina uma camisa da The Row, uma saia volumosa Free People e uns mocassins Malone Souliers.
Revê a teoria revelada no vídeo para então passares à prática.