Sara Matos | Fotografia: D.R.
Coolhunting

Sara Matos: ser mãe nas redes sociais "pode gerar inseguranças"

A atriz Sara Matos é pelo segundo ano consecutivo madrinha do projeto Chicco Dá Vida. À Versa fala sobre o projeto e o seu papel como mãe.

Sara Matos foi mãe em setembro de 2021, estando prestes a fazer dois anos desde que Manuel entrou na sua vida. Se antes já tinha uma carreira profissional de sucesso, depois da maternidade não se afastou das câmaras e logo regressou para apresentar um concurso de talentos musicais, integrar elencos de novelas, de peças de teatro e abraçar outros projetos, como o Chicco Dá Vida

Pelo segundo ano consecutivo Sara Matos é madrinha deste projeto de responsabilidade social da Chicco, que oferece equipamentos neonatais a um hospital do país todos os anos. A campanha de 2023 já está a decorrer e entre julho e agosto 1% das vendas das lojas Chicco reverte para a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra).

 

“Este projeto vai muito além de uma simples parceria comercial, é uma união de forças para ajudar a fazer a diferença na vida de muitas crianças e famílias”, diz Sara à Versa, acrescentando que através do projeto conheceu várias histórias que a tocaram.

Apesar de não ter passado por esse desafio, um parto prematuro, enfrenta outros no que toca à maternidade. Incluindo, ser mãe no mundo atual.  

“Acho que ser mãe no mundo atual é uma experiência com muitos lados diferentes, tal como tudo na vida. Por um lado, temos à nossa disposição um maior número de recursos e tecnologias que podem facilitar algumas tarefas, assim como o acesso a informação sobre a maternidade, a saúde infantil e o desenvolvimento, o que pode ser uma grande vantagem. Por outro lado, acredito que também traga desafios, como a comparação com outras experiências de maternidade, através das redes sociais, o que pode gerar inseguranças e ansiedade. Portanto, ser mãe no mundo atual tem as suas vantagens e desafios”, refere. 

Para Sara Matos o mais importante é usar os recursos de forma equilibrada e não deixar que ferramentas como as redes sociais influenciem o bem-estar das mães.  

O conselho de Sara Matos para todas as mães

Ser mãe está a ser para Sara Matos "melhor do que imaginava". Reconhece que sim, que há desafios, mas que a gestão entre o trabalho e maternidade torna-se um “desafio gratificante”.  

"É essencial encontrar um equilíbrio saudável entre as responsabilidades de ser mãe, profissional e as minhas próprias necessidades de bem-estar. Tento ser consciente e criar espaços de tempo para mim, mesmo que sejam pequenos momentos ao longo do dia”, refere.  

Pode ser um treino na hora do almoço ou um passeio ao ar livre, no fundo, tudo o que lhe permita ter algum tempo para si mesma. Ah, e sem esquecer o ioga.  

“O ioga é uma parte importante da minha vida, que já trago comigo há algum tempo. Traz-me um equilíbrio extraordinário, sou fã desde que experimentei. Adoro treinar e correr, não me traz exatamente o mesmo equilíbrio do ioga, mas são sensações diferentes que também não dispenso no meu dia a dia”.  

 

Em remate final, Sara Matos deixa um conselho que considera imprescindível. 

“Vou ser muito clichê, mas é totalmente verdade: aproveitem cada momento porque o tempo não volta atrás. Confiem em vocês mesmas e sigam o vosso coração, vai tudo dar certo".  

Coolhunting

É conhecido como o acessório que cria ilusão de ótica no cabelo

Tornou-se conhecido no TikTok um acessório que pode ajudar a disfarçar a falta de cabelo, além de trazer cor ao teu look.

Coolhunting