Reprodução filme 'Ex Machina'
Design e Artes

Inteligência Artificial vem substituir-nos? ChatGPT tem a resposta

Nos últimos tempos, existe algum receio sobre o lugar da Inteligência Artificial no mercado de trabalho. Curiosamente, é a própria I.A que nos fala desse futuro.

Vamos ser substituídos pela Inteligência Artificial (I.A)? Muitos pensam que sim e vários são os fóruns que abrem esta discussão. Será que um robô fará melhor o nosso trabalho e deixamos assim de ser necessários? Quem melhor do que o ChatGPT para responder à famosa questão?

“Sim, a Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de impactar o mercado de trabalho e colocar certos trabalhadores em risco de perder os empregos. A IA está a avançar rapidamente e pode automatizar tarefas que anteriormente eram realizadas por humanos. Isto significa que certas profissões e setores podem enfrentar mudanças significativas à medida que a IA se torna mais amplamente adotada. Trabalhos que envolvem tarefas repetitivas e previsíveis têm maior probabilidade de serem automatizados. Por exemplo, tarefas de linha de montagem em fábricas, operações de caixa em lojas de varejo e algumas funções administrativas podem ser substituídas por sistemas de IA. Além disso, algumas ocupações que requerem habilidades específicas também podem ser afetadas. Por exemplo, o desenvolvimento de algoritmos de IA pode substituir algumas funções desempenhadas por analistas financeiros, advogados de pesquisa jurídica e até mesmo médicos em certos aspetos do diagnóstico.”

Mas o cenário não é assim tão negro como aparenta e, contrariando o receio de muitos, saber tirar partido da Inteligência Artificial pode até ser uma mais-valia no futuro. Como disse Marian Salzman à Versa, “há duas maneiras de olhar para a IA” e olhar para a I.A como forma de nos “engrandecer” é tirar vantagem: “Vai ajudar-nos a compilar informação sobre absolutamente tudo, teremos toda a informação o que nos dá mais tempo para ser criativos.”

E é esta contrapartida que o ChatGPT, por outras palavras, também nos diz: “É importante observar que a IA também cria oportunidades de emprego. À medida que algumas tarefas são automatizadas, surgem demandas por habilidades relacionadas à IA, como desenvolvimento e manutenção de sistemas de IA, análise de dados e tomada de decisões com base em informações geradas por IA. Além disso, a IA pode aumentar a produtividade e impulsionar a inovação em vários setores, o que pode levar à criação de novos empregos.”

“Para enfrentar os desafios decorrentes do impacto da IA no emprego, é fundamental que os trabalhadores estejam preparados para se adaptarem e adquirirem habilidades relevantes. Os governos, as empresas e as instituições de ensino têm um papel importante em fornecer treino e programas de requalificação para garantir que os trabalhadores possam se manter relevantes no mercado de trabalho em evolução impulsionado pela IA.”

As ferramentas estão dadas, talvez esteja na hora de dar lugar à visão otimista que nos diz para tirar partido deste novo mundo repleto de novas oportunidades.

Gourmet

A tripulação avisa: eis o que não deves comer num voo

Tripulantes de cabine explicam que alimentos e bebidas que devem ser evitados durante uma viagem de avião.

Design e Artes