Avião | Fotografia: Unsplash
Gourmet

A tripulação avisa: eis o que não deves comer num voo

Tripulantes de cabine explicam que alimentos e bebidas que devem ser evitados durante uma viagem de avião.

Há vários truques para aplicar durante um voo, seja para garantir uma viagem confortável, seja para adormecer mais depressa e acordar já no destino final. Neste artigo focamo-nos na alimentação e no que deves ou não consumir durante uma viagem a grande altitude.

O Huffington Post conversou com três comissários de bordo que sugeriram que pode ser benéfico para os passageiros recusar certas refeições ou bebidas. Embora todos os alimentos sejam verificados antes de serem servidos num avião, vale a pena tomar nota dos conselhos de quem lá trabalha diariamente.

Bifes

Alguns comissários de bordo evitam comer bifes durante os voos devido à forma como são preparados, porque podem estar mal cozinhados ou até demasiado passados.

“Se tens dúvidas sobre como o teu bife foi preparado, não comas”, alertou um comissário de bordo da Delta Air Lines. Podes estar a evitar uma intoxicação alimentar.

Massas, sopas ou sanduíches

De acordo com um estudo encomendado pela companhia aérea Lufthansa, a baixa pressão pode fazer com que certos alimentos, como massas, sopas ou sanduíches, tenham um sabor menos intenso e é por isso que as empresas de catering para aviação usam mais sal na sua confeção.

Em vez destes alimentos, e para evitar desidratações, Vanessa Rissetto, nutricionista, sugere que se dê preferência aos vegetais e legumes e recomenda pastilhas de eletrólitos na água ou ingestão de água de coco.

Tábuas de queijo

A maioria das opções servidas num voo são queijos processados que não requerem refrigeração, por isso não são produtos frescos, alerta uma comissária de bordo.

Água, café, chá e álcool

Embora a água engarrafada seja boa para beber, a água da torneira deve ser evitada. Isto porque, explicou uma comissária de bordo de uma grande companhia aérea dos Estados Unidos, não se sabe bem com que frequência os canos e os reservatórios do avião são limpos.

A água da torneira é utilizada para fazer café e chá, por isso também não os recomenda. Além disso estas duas opções também tendem a potenciar a desidratação, outro motivo para não as consumir.

Para evitar ainda mais a desidratação, outra comissária de bordo sugeriu que se evitem os aperitivos, como nozes e pretzels. Pelo mesmo motivo, e por afetar negativamente o corpo em grandes altitudes, deve-se evitar o consumo de álcool. Além disso, é muito provável que o gelo utilizado na bebida também tenha sido feito com água da torneira.

Bebidas com gás

Consumir refrigerantes ou outras bebidas com gás também não é uma boa opção porque a pressão no avião pode originar desconforto no sistema digestivo e o gás pode piorar a situação.

Coolhunting

Estas sandálias estão por todo o lado. Vais aderir à moda?

Da Teva, da Zara ou de qualquer outra marca, estas sandálias prometem marcar o verão. Coloridas e desportivas, estão prontas para aventuras.

Gourmet