Verão, sol, areia e mar. Nos próximos meses, muitos portugueses anseiam por esta combinação de palavras, mas na altura de estender a toalha nem sempre dá para o fazer na companhia de animais de estimação. Pelo menos, em praias concessionadas – normalmente vigiadas e com zonas de apoio como bares ou restaurantes.
Nos últimos anos, vários municípios têm criado praias onde é possível levar animais de estimação e onde os banhistas encontram equipamentos como dispensadores de sacos e caixotes do lixo. Na zona de Lisboa, a Praia dos Pescadores, perto do Centro Náutico de Paço de Arcos, em Oeiras, é uma praia pet-friendly desde junho de 2020, apesar de não ter um areal muito extenso.
A Praia do Porto da Areia Norte, em Peniche, é outra opção para quem pretende fazer praia sem sair da zona de Lisboa. Esta, em específico, foi a primeira do país a permitir a presença e circulação de cães em 2016. O areal tem cerca de 80 metros de extensão e desta praia é possível avistar a Reserva Natural das Berlengas.
Ainda na área metropolitana de Lisboa, a praia das Amoeiras, em Santa Cruz, Torres Vedras, recebe oficialmente desde 2021 animais de quatro patas. Na praia existem bebedouros, dispensadores de sacos e abrigos. O areal é extenso mas a afluência de veraneantes não costuma ser expressiva.
Mais a norte, existem várias praias concessionadas onde é possível estender a toalha na companhia de um cão. A praia do Coral, em Viana do Castelo, é uma delas. Esta foi a segunda praia do país a permitir a entrada de cães em 2017.
A Praia do Brito, em Vila Nova de Gaia, é outra das que está apta a receber cães. Os saquinhos, caixotes do lixo estão lá, bem como equipamentos de lazer para os companheiros de quatro patas.
A sul, a Praia das Furnas Rio, situada na foz do rio Mira, em Vila Nova de Milfontes, é a única praia da região onde se pode levar cães.