É, talvez, uma das praias mais bonitas do Algarve, já tendo sido considerada uma das 15 melhores do mundo pela edição espanhola da Condé Nast Traveler.
A aldeia com o mesmo nome, que se encontra poucos metros acima do areal, é importa referir, uma das mais bem preservadas da região e um local bastante concorrido durante o verão. Falamos da Cacela Velha e da sua praia, cujo nome oficial é outro: Praia da Fábrica.
O nome oficial, que poucos conhecem, deve-se à existência de uma fábrica de tijolos no decurso do século XX, na zona oeste da aldeia. Atualmente, o Sítio da Fábrica, uma pequena povoação em Cacela Velha, é o local onde se pode apanhar o barco para cruzar a ria (Formosa), existindo um restaurante (Fábrica do Costa) e outras opções de alojamento.
Neste local, a casa Sítio da Fábrica, uma antiga propriedade familiar transformada em alojamento aberto ao público, tem uma vista arrebatadora para a ria e é, provavelmente, o melhor local para ficar alojado para umas férias na zona. A sua decoração cruza linhas modernas com peças antigas, elevando ainda mais a experiência.
Voltando a posicionar-nos na aldeia da Cacela Velha, depois de um dia de praia, uma visita à Casa da Igreja, uma pequena petiscaria localizada ao lado da igreja da Cacela Velha, é a melhor forma de encerrar um dia de praia. As especialidades são as matérias-primas que vêm da ria, como as ostras, amêijoas e conquilhas, mas também há gambas e chouriços.
Fora os encantos da praia e da aldeia pitoresca, existem vários trilhos nas imediações que farão as maravilhas de quem gosta de caminhar pela natureza.