Vivemos sobrecarregados de informação. Saturados de vozes e imagens. Mas o que realmente nos diferencia como marca de sucesso? O que nos transforma em marcas pessoais de talento? A resposta pode ser mais simples e, ao mesmo tempo, mais complexa do que parece. O compromisso com a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento pessoal, podem fazer parte da revelação deste segredo.
As 5 revelações para o sucesso da marca pessoal talento
1. Life Long Learning
2. Autenticidade (a alma da marca pessoa)
3. Competência (é melhor mostrar de que contar)
4. Networking
5. Resiliência
Como utilizar o que se aprende para criar, inovar e liderar?
Tudo começa com a procura do conhecimento. Não se trata apenas de acumular cursos e formações, mas sim de procurar novas perspetivas e experiências. Vivemos na era digital, numa mudança constante e manter-se atualizado é fundamental. Mas, mais do que isso, é a aplicação desses conhecimentos ao que realmente importa!
Autenticidade não é apenas uma buzzword. É a essência de qualquer marca pessoal de sucesso. Ser autêntico significa ser fiel aos seus valores, crenças e paixões. É essa genuinidade que vive nas pessoas e que cria relações duradouras. No entanto, descobrir e manter essa autenticidade requer introspeção e autoconhecimento, qualidades que são adquiridas através da aprendizagem ao longo da vida.
Por outro lado, competência é a prova viva do talento e da dedicação. É o que diferencia os sonhadores dos realizadores. Desenvolver um elevado nível de competência numa área de trabalho exige estudo, prática e uma vontade genuína em aprender com os erros e ir-se adaptando. Ter a capacidade de se adaptar neste processo é fundamental. A competência dá-lhe confiança, tanto em si próprio quanto nos outros que o rodeiam.
A sorte dá, de facto, muito trabalho
A construção de uma marca pessoal talento não acontece por sorte. A sorte dá muito trabalho. O networking ajuda nessa “sorte”. Estudar em grupo, participar em comunidades, procurar mentores e partilhar conhecimento são aspetos fundamentais deste processo. O networking dá apoio, feedback e cria oportunidades de colaboração e crescimento mútuo.
O caminho podia ser mais fácil, mas não é
A resiliência é o que permite que as marcas pessoais talento resistirem perante as adversidades. O caminho para o sucesso está cheio de desafios e fracassos. O estudo constante e o compromisso com o crescimento pessoal suportam essa a tal resiliência que transforma obstáculos em pontes para o sucesso.
2 exemplos a seguir: Malala Yousafzai e Tory Burch
As histórias de Malala Yousafzai e Tory Burch, perfis tão díspares, ilustram como o investimento persistente em si e em prol da sociedade cria legados que transcendem as conquistas individuais e as tornam marcas pessoa de referência.
Malala Yousafzai - ativista pelo direito à educação
Malala tornou-se uma marca pessoal talento. De resiliência. De educação feminina. A sua autenticidade e competência são evidenciadas no seu trabalho. O segredo de uma marca pessoal talento não reside num único elemento. Estudar não é apenas para adquirir somente conhecimento e deixá-lo guardado numa gaveta; é sobre moldar-se continuamente para se tornar a sua melhor versão. Malala Yousafzai faz isso.
Tory Burch - fundadora da Tory Burch LLC
Tory Burch, designer de moda e empresária cuja formação foi iniciada na Universidade da Pensilvânia em história da arte. Os estudos permitiram-lhe construir uma marca de sucesso, desenhada com muito conhecimento e paixão. Sem dúvida, que a marca pessoal ao se dedicar aos conceitos de aprendizagem ao longo da vida e ao desenvolvimento pessoal, transforma-se num talento ao serviço da sociedade. Tory Burch é um exemplo a seguir.
Portanto, a verdadeira essência de uma marca pessoal talento reside na capacidade de crescer, aprender e impactar positivamente os outros ao longo da vida.