Tory Burch | Fotografia: Jamie McCarthy, Getty
Coolhunting

O segredo da Marca Pessoal Talento. Qual é...?

Artigo de opinião de Carla Viana, CEO & Executive Director People Talent – Life Long Learningsobre, sobre o segredo da Marca Pessoal Talento.

Vivemos sobrecarregados de informação. Saturados de vozes e imagens. Mas o que realmente nos diferencia como marca de sucesso? O que nos transforma em marcas pessoais de talento? A resposta pode ser mais simples e, ao mesmo tempo, mais complexa do que parece. O compromisso com a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento pessoal, podem fazer parte da revelação deste segredo.

As 5 revelações para o sucesso da marca pessoal talento

1. Life Long Learning

2. Autenticidade (a alma da marca pessoa)

3. Competência (é melhor mostrar de que contar)

4. Networking

5. Resiliência

Como utilizar o que se aprende para criar, inovar e liderar?

Tudo começa com a procura do conhecimento. Não se trata apenas de acumular cursos e formações, mas sim de procurar novas perspetivas e experiências. Vivemos na era digital, numa mudança constante e manter-se atualizado é fundamental. Mas, mais do que isso, é a aplicação desses conhecimentos ao que realmente importa!

Autenticidade não é apenas uma buzzword. É a essência de qualquer marca pessoal de sucesso. Ser autêntico significa ser fiel aos seus valores, crenças e paixões. É essa genuinidade que vive nas pessoas e que cria relações duradouras. No entanto, descobrir e manter essa autenticidade requer introspeção e autoconhecimento, qualidades que são adquiridas através da aprendizagem ao longo da vida.

Por outro lado, competência é a prova viva do talento e da dedicação. É o que diferencia os sonhadores dos realizadores. Desenvolver um elevado nível de competência numa área de trabalho exige estudo, prática e uma vontade genuína em aprender com os erros e ir-se adaptando. Ter a capacidade de se adaptar neste processo é fundamental. A competência dá-lhe confiança, tanto em si próprio quanto nos outros que o rodeiam.

A sorte dá, de facto, muito trabalho

A construção de uma marca pessoal talento não acontece por sorte. A sorte dá muito trabalho. O networking ajuda nessa “sorte”. Estudar em grupo, participar em comunidades, procurar mentores e partilhar conhecimento são aspetos fundamentais deste processo. O networking dá apoio, feedback e cria oportunidades de colaboração e crescimento mútuo.

O caminho podia ser mais fácil, mas não é

A resiliência é o que permite que as marcas pessoais talento resistirem perante as adversidades. O caminho para o sucesso está cheio de desafios e fracassos. O estudo constante e o compromisso com o crescimento pessoal suportam essa a tal resiliência que transforma obstáculos em pontes para o sucesso.

2 exemplos a seguir: Malala Yousafzai e Tory Burch

As histórias de Malala Yousafzai e Tory Burch, perfis tão díspares, ilustram como o investimento persistente em si e em prol da sociedade cria legados que transcendem as conquistas individuais e as tornam marcas pessoa de referência.

Malala Yousafzai - ativista pelo direito à educação

Malala tornou-se uma marca pessoal talento. De resiliência. De educação feminina. A sua autenticidade e competência são evidenciadas no seu trabalho. O segredo de uma marca pessoal talento não reside num único elemento. Estudar não é apenas para adquirir somente conhecimento e deixá-lo guardado numa gaveta; é sobre moldar-se continuamente para se tornar a sua melhor versão. Malala Yousafzai faz isso.

Tory Burch - fundadora da Tory Burch LLC

Tory Burch, designer de moda e empresária cuja formação foi iniciada na Universidade da Pensilvânia em história da arte.  Os estudos permitiram-lhe construir uma marca de sucesso, desenhada com muito conhecimento e paixão. Sem dúvida, que a marca pessoal ao se dedicar aos conceitos de aprendizagem ao longo da vida e ao desenvolvimento pessoal, transforma-se num talento ao serviço da sociedade. Tory Burch é um exemplo a seguir.

Portanto, a verdadeira essência de uma marca pessoal talento reside na capacidade de crescer, aprender e impactar positivamente os outros ao longo da vida.

Coolhunting

Será que Iva Domingues foi à Mango antes da grande noite em Paris?

Iva Domingues marcou presença na antestreia mundial da série ‘Becoming Karl Lagerfeld’, em Paris. Se ficaste de olho no vestido vermelho, só tens de ir à Mango.

Coolhunting