Bronzeado | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Se usas o Índice UV para bronzear mais, este artigo é para ti

Se és assídua do site do IPMA para saber quais os dias com o Índice mais elevado de UV para bronzear mais, o que vais conseguir é uma queimadura solar.

Agora que o bom tempo parece ter vindo para ficar, começou a corrida em busca do bronzeado perfeito. Se até já estás a aplicar autobronzeador, com as recomendações da dermatologista, mas queres aproveitar o Sol e os dias em que o Índice UV está mais intenso para ganhar uma cor mais natural, convém perceberes os riscos que estás a correr. É que, quanto mais elevado o Índice UV, maior o risco de queimaduras solares. Porquê?

O Índice UV indica intensidade da radiação ultravioleta do Sol que atinge a superfície da Terra. São estes raios ultravioleta estimulam a produção de melanina na pele, o pigmento responsável pela produção do tom bronzeado, mas a radiação que produzem pode causar-te lesões na pele. Ou seja, quanto maior a radiação, maior deve ser o fator de proteção solar (FPS) que deves usar.

Para saberes a partir de que Índice UV é que te bronzeias, tens de saber o índice de radiação e o teu tipo de pele. Apesar de não ser aconselhável passar longos períodos sob a luz solar direta, pelas lesões que pode provocar na pele, esta tabela ajuda-te a ter uma ideia dos riscos.

O Índice UV utiliza uma escala de 1 (Baixo) até 11 ou superior (Extremo). Ou seja, quanto maior o valor do índice, maior o risco de causar danos à pele e aos olhos e menos tempo leva para ocorrer tais danos.

Índice UV 0-2

O risco é baixo e o tempo médio para obter um tom bronzeado pode chegar aos 60 minutos. Deves usar um protetor solar e óculos escuros.

Índice UV 3-5

O risco é moderado e o tempo médio para obter um tom bronzeado pode chegar aos 45 minutos. Deves usar um protetor solar, que deves reaplicar a cada duas horas, óculos escuros e procurar sombras entre as 10h00 e as 16h00.

Índice UV 6-7

O risco é alto e o tempo médio para obter um tom bronzeado pode chegar aos 30 minutos. Deves usar um protetor solar, reaplicado a cada duas horas, um chapéu com abas largas, óculos escuros e procurar sombras entre as 10h00 e as 16h00.

Índice UV 8-10

O risco é muito alto e o tempo médio para obter um tom bronzeado pode variar entre 15 a 25 minutos. Deves usar um protetor solar, reaplicado a cada duas horas, um chapéu com abas largas, óculos escuros e procurar sombras entre as 10h00 e as 16h00, e limitar o tempo ao ar livre.

Índice UV +11

O risco é extremo e o tempo médio para obter um tom bronzeado pode chegar aos 10 minutos. Deves usar um protetor solar, reaplicado a cada duas horas, um chapéu com abas largas, óculos escuros e procurar sombras entre as 10h00 e as 16h00, e limitar o tempo que passas ao ar livre.

Esta app indica o nível de radiação solar

Além do site do IPMA, também podes descarregar a app SunSmart Global UV, disponível gratuitamente nas lojas Apple App Store e Google Play, para conseguires saber quais as previsões do Índice UV consoante o local onde te encontras. A ferramenta recomenda quais os intervalos de tempo em que a proteção solar é necessária.

Aproveita para percorrer a galeria com as escolhas Versa para a melhor proteção solar para este verão.

 

Coolhunting

Meghan Markle tem um novo estilo e o seu silêncio diz-nos muito

O novo guarda-roupa de Meghan Markle pode falar bem alto, mesmo quando se parece silencioso. Vamos a updates sobre o estilo desta duquesa?

Nécessaire