Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Branca como a cal? Dermatologista ensina a usar autobronzeador

Será que vou ficar com a pele às manchas? E é seguro usar autobronzeador? Antes de aplicares produtos para bronzear a pele, lê as respostas de uma dermatologista.

Se já estás a desesperar por sol e praia, mas a chuva teima em não dar tréguas, podes sempre marcar viagem para um destino tropical, para ganhar alguma cor, ou tens outra opção bem mais em conta: recorrer ao uso de autobronzeadores para perder o look pálido antes de vestires o bikini.

São várias as opções no mercado, bem como as dúvidas quanto ao seu uso. Será que mancha a pele? Como se deve aplicar? E tem algum risco para a saúde?

“Geralmente o seu uso é seguro”, garante a médica dermatologista Alexandra Osório, que ajuda a perceber como atuam estes produtos.

Dr.ª Alexandra Osório, médica dermatologista

“Tal como o nome indica, os autobronzeadores são produtos para pigmentar a superfície da pele, isto é, para dar cor à pele, e têm na sua composição um agente bronzeador, sendo o mais comum a DHA. Podem conter também ingredientes emolientes e humectantes, agentes emulsivos e componentes que melhoram as propriedades cosméticas do produto, como perfume ou corantes”, explica a diretora clínica da Dermage.

Mas como atua na prática? “O pigmento adere à camada mais superficial da pele - a camada córnea - com células mortas. Após aderir, o pigmento vai saindo com os banhos e a multiplicação celular natural da pele”.

Como aplicar

Existem alguns cuidados a ter em conta antes de aplicares estes produtos porque sim, podem manchar a pele. Por isso, toma nota deste passo a passo.

1. No banho, aplica um exfoliante em toda a zona onde vais aplicar o produto e deixa secar bem.

2. Aplica o autobronzeador logo de seguida, sem aplicar um hidratante antes ou depois.

3. Deves aplicar o autobronzeador por zonas e progressivamente, para não esqueceres alguma zona da pele onde não aplicas o produto. Se isto acontecer, vais ficar com zonas pintadas e outras não.

4. Espera duas horas para o produto atuar. Depois desse período, já podes hidratar a pele ou até molhar.

Quanto tempo dura?

Segundo Alexandra Osório, “a duração do produto vai depender da preparação da pele – se foi cuidada ou não –, bem como da quantidade de banhos”. Ou seja, quantos mais banhos tomares, mais depressa o produto vai desaparecer.

“A sua reaplicação deve ser feita sempre que se deseje mais cor na pele. Não é necessário exfoliar outra vez antes de voltar a aplicar, senão perde a cor”, explica a dermatologista.

Não te esqueças

Sim, o produto pode manchar a pele e também a roupa, em caso de transpiração. Alexandra Osório lembra ainda que “não podemos considerar que os autobronzeadores protegem a pele dos raios solares”, por isso o uso de protetor solar é obrigatório.

Também não é aconselhado “aplicar sobre feridas e zonas inflamadas, tais como eczema ativo, por exemplo, pois há o risco de exacerbar”, lembra a especialista.

Percorre a galeria para descobrires algumas escolhas Versa que ajudam a bronzear a pele.

Design e Artes

O ambientador do Lidl: um favorito inesperado que passa despercebido

É quase como um mistério, mas é fácil perceber porquê. Este é talvez dos únicos produtos do Lidl que mostra resultados sem aparecer.

Nécessaire