Jane Fonda. Fotografia: Getty
Nécessaire

Envelhecer é a nova fórmula de juventude. Contraditório? Jane Fonda explica

O lado inverso de qualquer ideia pode ser muitas vezes a explicação da mesma. E quem o demonstra é Jane Fonda, enquanto explica o processo de envelhecimento.

Em declarações à publicação ET, Jane Fonda, de 85 anos, garante que é “maravilhoso envelhecer”. E a atriz não assume o que parece ser um despropósito de ânimo leve. Há uma explicação e tem tudo a ver com o oposto do que imaginamos: sentir-se, finalmente, jovem, na verdadeira ascensão da palavra.

“Eu sei que isto parece estranho, mas é ótimo envelhecer. Quer dizer, obviamente que é melhor do que a alternativa, que é morrer."

Isto porque a dificuldade da vida está, segundo Fonda, nos anos de juventude: "É tão difícil ser jovem. Sempre foi difícil ser jovem - agora é ainda mais difícil. É tudo a questionar: Quem é que é suposto eu ser? O que é suposto eu fazer? Que tipo de trabalho é suposto eu ter? Até onde é suposto eu ir com a minha vida? Por que estou sequer aqui? Quem devem ser os meus amigos?"

"Picasso disse que é preciso um longo percurso para se ser jovem. E isso tem sido certamente verdade para mim"

Dificilmente, podemos contrariar o discurso de Jane Fonda, quando vivemos numa sociedade que, cada vez mais, fala numa crise de saúde mental que tantos jovens afeta. Mas como Jane Fonda não nos deixa apenas com as menos boas notícias, ficamos com mais algumas luzes dos anos que nos esperam.

"Eu era tão velha aos 20 anos. Trabalhei arduamente no meu caminho - quanto mais velha fiquei, mais fácil ficou. É do tipo: 'Oh, já lá estive, já fiz isso'. Aconteceu-me antes e não me incomodou". E por isso, tende-se a ser muito mais equilibrado, geralmente mais feliz, menos hostil. Sabes ao que não deves dar atenção, o que não importa, por isso não carregas toda a bagagem".

Gourmet

Há uma nova bebida para conhecer. Eis a Selza

Com apenas 4,5% de álcool, a Selza é uma nova alternativa às tradicionais bebidas alcoólicas.

Nécessaire