Tal como o rosto, também a pele das mãos está constantemente exposta ao sol e, por isso, é uma das zonas do corpo a que devemos prestar mais atenção. É aqui que pode surgir hiperpigmentação, flacidez e onde se nota mais o envelhecimento precoce.
Mas, para além daquela que não conseguimos mesmo evitar, muitas vezes ainda sujeitamos as mãos a outro tipo de exposição que poderá ser tão ou mais agressiva se for excessiva, sobretudo quando vamos à manicure.
Os fornos onde colocamos as mãos para secar o verniz ou gel têm lâmpadas UV ou lâmpadas LED que, tal como qualquer outra luz artificial, também produzem e emitem raios UVA, que têm sido associados ao envelhecimento prematuro e ao cancro de pele, em casos de exposição excessiva, alertam dermatologistas.
A boa notícia é que mesmo o mais intenso destes dispositivos apresenta apenas um risco moderado de UV. No entanto, é sempre importante que, antes de uma ida à manicure, as mãos (dorso, entre os dedos e punho) estejam protegidas com proteção solar para evitar danos futuros, como o envelhecimento precoce e a perda de brilho e elasticidade.
A The Skin Cancer Foundation recomenda a aplicação de um protetor solar de amplo espectro (UVA/UVB) 20 minutos antes da exposição à luz ultravioleta, mas a aposta mais segura é permitir que as unhas sequem ao natural.
Também a farmacêutica Sara Dias, deixa a sua recomendação: colocar protetor solar nas mãos 15 minutos antes da manicure ou usar luvas que protegem contra a luz UV.