Se cantar “Talk dirty to me” de Jason Derulo parecia mal para muitos crescidos, imaginem a nova geração a comprar calças sujas esperando a aprovação dos pais. Já foi difícil convencê-los quando os jeans se queriam bem rasgados, agora a tarefa complica-se quando “Dirty Denim” é a nova moda.
Esta tendência, que continua a visitar-nos desde os anos 90, chega em 2024 através de propostas mais sólidas, servindo aos mais irreverentes e prometendo conquistar a Gen-Z e os millennials.
Se na Semana da Moda de Copenhaga vimos o desfile de Stamm para a primavera/verão 2024 a seguir este mote, com calças e blusões tingidos com qualquer coisa que lembra terra, outras propostas mais seguras, como Vain, também rondaram esta ideia de denim sujo, desbotando as peças. Mas a Diesel levou a lavagem da ganga a um outro nível e a nova coleção é bem mais "dirty".
Mas vindo da Diesel não se estranha este tipo de peças, uma vez que, à semelhança de uma Balenciaga, já apresentaram técnicas que nos quiseram fazer pensar numa peça de roupa ou nuns saptos a desintegrarem-se, recorrendo à técnica devoré, que funciona para um efeito visual de desgaste. Esta estética “suja” parece querer valorizar o trapo, o gasto e o sem-esforço.
E ainda que o estragado saia caro, certamente haverá quem pague, e bem, por umas calças sujas…