Stamm coleção primavera/verão 2024 | Fotografia: Alena Zakirova, Getty
Coolhunting

"Dirty Denim": já não se querem jeans rasgados, querem-se sujos

Já aceitámos as calças de gana rasgadas, mas será que vamos querer comprar umas sujas?

Se cantar “Talk dirty to me” de Jason Derulo parecia mal para muitos crescidos, imaginem a nova geração a comprar calças sujas esperando a aprovação dos pais. Já foi difícil convencê-los quando os jeans se queriam bem rasgados, agora a tarefa complica-se quando “Dirty Denim” é a nova moda.

Esta tendência, que continua a visitar-nos desde os anos 90, chega em 2024 através de propostas mais sólidas, servindo aos mais irreverentes e prometendo conquistar a Gen-Z e os millennials.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by VAIN (@vain_official)

Se na Semana da Moda de Copenhaga vimos o desfile de Stamm para a primavera/verão 2024 a seguir este mote, com calças e blusões tingidos com qualquer coisa que lembra terra, outras propostas mais seguras, como Vain, também rondaram esta ideia de denim sujo, desbotando as peças. Mas a Diesel levou a lavagem da ganga a um outro nível e a nova coleção é bem mais "dirty".

Mas vindo da Diesel não se estranha este tipo de peças, uma vez que, à semelhança de uma Balenciaga, já apresentaram técnicas que nos quiseram fazer pensar numa peça de roupa ou nuns saptos a desintegrarem-se, recorrendo à técnica devoré, que funciona para um efeito visual de desgaste. Esta estética “suja” parece querer valorizar o trapo, o gasto e o sem-esforço.

E ainda que o estragado saia caro, certamente haverá quem pague, e bem, por umas calças sujas…

Nécessaire

O batom best seller da Kiko que não pinta só os lábios

Entre todos os best sellers da marca italiana Kiko, há um batom que é o mais vendido e não será só pelo efeito 3D.

Coolhunting