Look street Style com calças trompe l'oiel Sandro| Fotografia: Edward Berthelot, Getty
Coolhunting

A última obsessão em jeans tem aquele nome estranho

São jeans, mas não são. É feito de calças, mas não é. Certo é que é a última obsessão na moda tem um nome difícil de pronunciar, mas que já todos ouviram falar.

Quando aqui escrevemos sobre o desfile de Valentino na Semana de Alta-Costura de Paris, falámos de calças de ganga. Jeans e Alta-Costura na mesma frase? Na mesma passerelle? Parece que não combina, mas esses “jeans”, foram, na verdade, minuciosamente criados no atelier Valentino durante longas horas com minúsculas contas perolizadas e com técnicas que só encontramos em produções de Casas de luxo.

Reproduzir essa textura da ganga leva-nos então ao nome estranho que tem sido tema nos últimas semanas, o “Trompe-L’Oeil”.

Não é moda, nem tendência, mas uma técnica artística que, com truques de perspetiva, cria uma ilusão ótica. Ainda que não seja novidade, esta ilusão tem estado mais presente nos últimos tempos e denim parece ser o efeito favorito. Além da coleção de outono de Valentino, vimos esta técnica espelhada em criações de Bottega do ano passado, mas também em Balenciaga e Loewe, como mostra o vídeo da highsnobiety.

Quem diria que da arte surrealista podiam nascer uns jeans?

 

Design e Artes

Com as temperaturas altas, o nosso trabalho vai ser afetado

As mais recentes ondas de calor na Europa traçam um cenário complexo para os próximos anos. E a economia dos países mais afetados poderá ser prejudicada.

Coolhunting