Crop Tops
Coolhunting

Crop tops: será que esta tendência vai conquistar os homens?

Se no guarda-roupa feminino esta peça de roupa é um essencial, para o público masculino pode gerar alguma estranheza. Será que os crop tops têm o potencial de conquistar os homens?

O conceito de um guarda-roupa segmentado por géneros está a começar a dissipar-se. Hoje, são cada vez mais as mulheres que vão ao guarda-roupa masculino apoderar-se de algumas peças: dos blazers aos jeans, dos ténis às camisas e por aí diante. Se atualmente é um ato comum, em tempos foi um ato revolucionário.

Em 1975, Helmut Newton fez história quando fotografou uma mulher a fumar nas ruas enquanto vestia um smoking preto Yves Saint Laurent, criado nove anos antes. O smoking da fotografia icónica, conhecido como "Le Smoking", que se tornou um símbolo de emancipação da mulher, não foi bem recebido no início. A maioria do público presente na sua revelação ficou escandalizada pela ideia de uma peça de vestuário como esta ser usada por uma mulher.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. E, ainda antes de chegarmos aos dias de hoje, em tempos os crop tops eram uma das peças favoritas dos grandes jogadores de futebol americano, durante a década de 80. Aliás, à época os atletas começaram por cortar a suas t-shirts acima do umbigo com o intuito de melhor distribuir o calor corporal. Gradualmente, mais e mais atletas optaram por esta peça, que lhes trazia mais conforto.

Não demorou muito até a tendência entrar na cultura pop, com Will Smith a ser o grande pioneiro no filme The Prince of Bel-Air e Johnny Depp a seguir-lhe os passos em The Claws of the Night. Desde que o crop top dos anos 80 e início dos anos 90 estava estreitamente ligado ao desporto, ao atletismo e à masculinidade, alguns ícones da época começaram a adotá-la. Basta pensar: O Prince usou um destes tops em palco; Dennis Rodman na passadeira vermelha e Mark Wahlberg vestiu um crop top para um anúncio da Calvin Klein.

A masculinidade frágil continua a existir, mas, felizmente, há cada vez mais homens a não se deixarem amedrontar por construções sociais obsoletas – recentemente Brad Pitt provou que um homem também pode usar saia. No campo dos crop tops, Harry Styles, Bad Bunny, Troye Sivan e Francisco Faria são alguns dos nomes que já adotaram a tendência.

E tu, serias capaz de usar um crop top?

Coolhunting

Filipa Pinto, um vestido incandescente e um getting ready sonhador

Os brilhos são sempre mais apetecíveis e, se dúvidas houvesse, Filipa Pinto esclareceu-nos.

Coolhunting