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De Kim Kardashian a Dua Lipa, por que estão as celebridades rendidas a Roberto Cavalli?

O criador italiano sempre hasteou a bandeira do “mais é mais”, não deixando espaço para o minimalismo. Numa época de revivalismos, as celebridades do momento parecem estar rendidas às suas criações.

Na moda, há décadas que dificilmente esqueceremos. Não é por um mero acaso que a estética dos anos 90 e, mais recentemente, o início dos anos 2000 estão a dominar aquilo que escolhemos vestir. Entre os revivalismos subjacentes a estas duas décadas, o maximalismo reina – quase que encostando o minimalismo para um canto longínquo.

Louis Vuitton, Chanel, Versace, a Dior de John Galliano e Roberto Cavalli estão entre as marcas de luxo que os aficionados por moda tanto procuram. Entre os muitos posts de nomes como Bella Hadid, Kim Kardashian e Dua Lipa, parece existir uma nova obsessão com as peças de arquivo de Roberto Cavalli.

Ao longo do meio século de existência da marca homónima de Roberto Cavalli, a bandeira do maximalismo foi hasteada com orgulho e os padrões vibrantes sempre pautaram as silhuetas de Cavalli. Atualmente, Fausto Puglisi é o responsável pela direção criativa. O seu trabalho já conquistou nomes como Doja Car, Cardi B, Beyoncé, Jennifer Lopez, Lizzo, Megan Thee Stallion e Miley Cyrus.

Qual é o motivo deste revivalismo?

Uma resposta que pode suscitar várias interpretações, mas deste lado acredito que os incessantes mergulhos nos arquivos da marca sejam o grande motivo do sucesso, sem descurar, claro, a adoração que todos temos por tudo aquilo que nos leva de volta ao passado.

“Cavalli é uma forma de autoexpressão, de moda extravagante e excentricidade opulenta. É italiano, rápido como uma Ferrari, barulhento e ousado", confidenciou Fausto Puglisi à Vogue britânica.

O retorno ao início dos anos 2000, ou Y2K, pode ter ajudado a trazer de volta Roberto Cavalli para o carrinho de compras, mas a reformulação das criações vintage também ajudaram. Para a coleção da primavera/verão de 2022, o criador foi buscar o padrão tigre já usado pela marca no inverno de 2000. Esta empreitada levou a que também as peças originais fossem um ponto de grande interesse.

Christelle McCracken, fundadora do My Runway Archive, cita Bella Hadid e Kim Kardashian como as grandes catalisadoras deste hype. “Uma vez que tens duas das maiores criadoras de tendências do mundo a revirar um determinado arquivo, não demora muito para que outras estrelas sigam o exemplo”, explicou McCracken, em entrevista à Vogue britânica. “Passámos por períodos de minimalismo, mas agora as pessoas são atraídas por designs grandiosos e exagerados e acho que é por isso que também vimos uma onda de interesse em Cavalli e nas suas criações.”

Há ainda outro fator que pode ser determinante para esta grande procura: a celebração da sensualidade feminina. Roberto Cavalli sempre ousou em dar à mulher a liberdade de se vestir como quiser, sem pudores e com muito sex appeal à mistura.

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