No próximo dia 25 de abril celebra-se o Dia da Liberdade em Portugal. Há 50 anos, nesta data, um grupo de militares levava a cabo um golpe de Estado militar que viria a colocar um ponto final ao regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar.
A revolução do 25 de abril viria a ficar conhecida como a Revolução dos Cravos quando Celeste Caeiro, ao aproximar-se de um dos tanques militares que aguardavam as ordens de Salgueiro Maia, perguntou a um dos militares o que se passava. Este respondeu-lhe que era uma revolução e pediu-lhe um cigarro, mas Celeste deu-lhe antes um cravo, que este colocou no cano da espingarda.
Celeste dos Cravos, nome pelo qual viria a ficar conhecida, distribuiu cravos pelos outros militares, gesto que viria a dar nome à Revolução de abril. E este ano são várias as marcas e os artistas a comemorar os 50 anos do 25 de Abril com cravos de todos os tamanhos e feitios, desde t-shirts a tote bags, e que prometem dar um novo colorido ao desfile que todos os anos desce a Avenida da Liberdade, em Lisboa.
A ilustradora Marta Nunes criou mesmo o cartaz digital Não levantes essa mão se não for para lutar disponível para quem quiser imprimir em formato A4 ou A3, e levar para a rua ou colocar à janela.
Percorre a galeria e deixa-te inspirar pelas sugestões Versa para comemorar o Dia da Liberdade.