'As Mulheres de Maria Lamas' | Fotografia: Fundação Calouste Gulbenkian
Evasão

Duas novas exposições que mostram o país antes do 25 de abril

'Factum', de Eduardo Gageiro, e 'As Mulheres de Maria Lamas', da escritora e jornalista já falecida, são as novas exposições a marcar a atualidade cultural.

Este fim de semana, há duas novas exposições de peso para visitar em Lisboa. No ano em que se celebra o 50.º aniversário do 25 de abril, a fotografia está em destaque, atuando como prova dos tempos vividos antes e depois da chegada da democracia. 

A Cordoaria Nacional, em Belém, recebe Factum, a nova exposição de Eduardo Gageiro, fotojornalista de 88 anos que registou o país pré e pós-revolução.

Nas quase 170 imagens apresentadas, os visitante deparam-se com algumas fotografias icónicas, como a de Salazar a contemplar o horizonte no Forte de São Julião da Barra ou o momento em que um militar retira da parede da sede da Pide o retrato do ditador português.

A célebre fotografia de Salgueiro Maia a morder o lábio em pleno Terreiro do Paço no dia 25 de abril de 1974 é outras das inúmeras fotografias para visitar numa exposição que tem entrada livre e que fica patente até 5 de maio no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional.

Na Gulbenkian, também em Lisboa, mostra-se pela primeira vez as fotografias da jornalista e escritora Maria Lamas em Portugal. Tal como Eduardo Gageiro, Maria Lamas foi uma voz ativa no combate ao Estado Novo e pela emancipação das mulheres. Nesta nova exposição mostram-se imagens de Portugal no final dos anos 1940, quando a jornalista percorreu todo o território nacional para registar como as mulheres viviam no Estado Novo.

As Mulheres de Maria Lamas, com curadoria de Jorge Calado, mostra uma seleção de 67 imagens, algumas delas incluídas na obra seminal Mulheres do Meu País, um livro publicado em fascículos entre 1948 e 1950, que é uma obra escrita e visual sobre a vidas das mulheres portuguesas dos anos 1940. São ainda mostrados objetos pessoais de Maria Lamas e alguns exemplares das primeiras edições dos seus livros fundamentais. A entrada é livre e a exposição está patente até 28 de maio.



 

Nécessaire

Batidos e sumos verdes: fazem assim tão bem à saúde?

Consumir legumes através de sumos e batidos é mesmo a melhor opção para a saúde? Conhece os benefícios e os perigos.

Evasão