Batido verde | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Batidos e sumos verdes: fazem assim tão bem à saúde?

Consumir legumes através de sumos e batidos é mesmo a melhor opção para a saúde? Conhece os benefícios e os perigos.

A ideia de consumir vegetais através de bebidas pode parecer apelativa para quem não gosta do seu sabor ou não quer perder tempo com a sua confeção, mas será que os sumos e os batidos verdes são mesmo das coisas mais saudáveis que podemos consumir?

Um artigo do Washington Post põe esta crença em perspetiva ao pedir a um especialista em nutrição e dietética para falar sobre os benefícios e os perigos dos sumos e batidos verdes. “A coisa mais importante a entender sobre as bebidas verdes é que, embora em alguns casos possam ajudar a complementar uma dieta saudável, em geral não são um substituto para alimentos integrais”, começa por dizer Whitney Linsenmeyer, professor assistente no departamento de nutrição e dietética da Universidade de St. Louis, no Missouri, ao jornal norte-americano.

Apesar de uma bebida verde ser baixa em calorias e açúcar, os sumos retêm muitas das vitaminas e dos minerais dos legumes verdes. Mas se comer verdes for algo que não costumas incluir na tua alimentação, o consumo destas bebidas pode, ainda assim, ser uma boa forma de garantir a ingestão de nutrientes, clarifica Kristina Petersen, professora associada de ciências da nutrição na Universidade Estadual da Pensilvânia. A especialista ouvida para o mesmo artigo alerta ainda que a polpa dos sumos não preserva a fibra contida nos legumes. 

Ao contrário dos sumos, os batidos caseiros podem ser uma boa fonte de fibra, uma vez que as versões disponíveis nas lojas muitas vezes adicionam grandes quantidades de sumo e poucas quantidade de legumes e de frutas inteiras. 

Coolhunting

Dior dita nova tendência 2024 e Parfois dá-nos os brincos do ano

Agora que já sabes que peças de roupa usar em 2024, falta os acessórios. A Dior diz-nos o que usar e nós vamos à Parfois encontrar opções a partir d €4,99.

Nécessaire