Com o verão à porta, o mais certo é que estejas em plena jornada para perder ou manter o peso e a balança pode ser uma boa aliada para conseguires verificar os teus progressos e se estás ou não no bom caminho.
Se tens por hábito verificar o teu peso quase todos os dias, um novo estudo publicado na revista Obesity revela que esse é um hábito importante para quem pretende manter a perda de peso no futuro. É que a frequência com que te pesas pode ter uma correlação com os teus progressos.
O estudo procurou encontrar ligações entre a frequência com que uma pessoa que está a tentar perder peso se pesa e o peso que acaba por perder. A investigação acompanhou 74 adultos com excesso de peso ou obesidade, com uma idade média de 50 anos, durante um período de manutenção de nove meses. Isto após terem completado um programa de perda de peso de três meses.
Os investigadores pediram aos participantes que controlassem o peso, a ingestão de alimentos e as atividades, e que registassem os dias em que se pesavam todas as semanas.
No final do estudo, os investigadores concluíram que quem controlava as estatísticas durante cinco ou mais dias por semana tinha mais probabilidades de continuar a perder peso. Já quem controlava a informação apenas um ou dois dias por semana estava associado a um aumento de peso significativo.
De acordo com o estudo, o ideal é que o peso seja controlado três a quatro dias por semana.