Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Antes de ires à praia, repara se o teu protetor solar faz parte desta lista

Se insistes em usar a proteção solar máxima para evitar queimaduras e proteger a pele do rosto do sol, o teu protetor solar 50 ou 50+ pode, na realidade, proteger menos do que pensas.

Se, em Espanha, o Ministério da Saúde ordenou, em março deste ano, a retirada do mercado de vários lotes de seis protetores solares faciais por rotulagem incorreta e por não respeitarem o fator de proteção anunciado, por cá o aviso foi feito pela DECO Proteste: alguns protetores solares anunciam um FPS de 50 ou 50+, quando, na realidade, têm um FPS 30.

A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde fez o anúncio após ter recebido o alerta da Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU), que fez vários testes aos produtos. As marcas Rituals Invisible Sun Protection Face Cream SPS 50+, Vichy Capital Soleil Creme Onctueuse Protectice SPF 50+ e Biotherm Waterlover Face Sunscreen SPF 50+ indicam no rótulo uma proteção “muito elevada”, mas nos testes da OCU surgem como “elevada”.

O mesmo acontece com o Nivea Sun Face Protection Sensitive SPF 50, Lancaster Sun Sensitive Oil-Free Milky Fluid SPF 50 e Piz Buin Hydro Infusion Sun Gel Cream Face SPF 50, que oferecem uma proteção “elevada”, mas os valores de proteção solar obtidos não correspondem aos indicados no rótulo. Apesar da retirada do mercado, não foram registados casos de queimaduras solares relacionados com qualquer um dos produtos.

 

Já a DECO Proteste aconselha mesmo a não comprares sete dos 15 produtos que testou já este ano por terem falhado nos testes de proteção solar: Rituals Invisible Sun Protection Face Cream SPF 50+, Vichy Capital Soleil Creme Untuoso Rosto SPF 50+, Nivea Sun Rosto Sentitive 50, Piz Buin Hidro Infusion Sun Gel Cream Face 50 SPF, Biotherm Waterlover Creme Solaire Visage SPF 50+, Isdin Fusion Water Magic SPF 50 e Lancaster Sun Sentitive Oil Free Milky Fluid 50.

“O da Vichy também falha na proteção contra os UVA, enquanto o da Isdin cumpre a proteção contra os raios UVB, mas não contra os UVA”.

Para a DECO Proteste, “os produtos que anunciam um FPS de 50 ou 50+, mas que têm, na realidade, um FPS 30 são enganosos e inseguros. Podem criar uma falsa sensação de segurança em pessoas com pele mais vulnerável – clara, com sardas ou com afeções dermatológicas – que precisem de um fator de proteção elevado. Ficam, na realidade, mais expostas aos riscos das radiações: queimaduras solares, envelhecimento precoce, lesões e, mais grave, cancro de pele”.

A Versa já tinha partilhado várias dicas sobre como aplicar o teu protetor solar, nomeadamente qual a quantidade certa e qual o mais adequado para cada tipo de pele.

Evasão

Descobre a piscina natural secreta em Portugal que tens de visitar

Portugal é um país repleto de lugares encantadores, e esta piscina natural de águas cristalinas é definitivamente digna de uma visita.

Nécessaire