Pele bronzeada | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

O que não sabias sobre protetor solar: dicas que vão salvar a tua pele

Com a chegada do verão a utilização de protetor solar torna-se indispensável. Segue estas dicas para um bronzeado perfeito, saudável, e com fragrâncias típicas da estação!

Sabias que o protetor solar tem validade?

Tal como qualquer produto para a pele, o protetor solar também tem validade. De forma geral, os protetores solares estão desenhados para durar cerca de 3 anos. Contudo, fatores como a exposição ao calor danificam mais rapidamente a fórmula do produto.

É importante estar atento à consistência: não deve estar muito líquida. Caso use um protetor fora da validade corres o risco de estar menos protegido aos raios UV, logo um maior risco a queimaduras solares e cancro da pele.

Sabias que há uma quantidade certa para aplicar?

Spoiler alert: é mais do que aplicas! Segundo as recomendações da embalagem devem ser aplicados 2 milímetros por cada centímetro quadrado.

Ora, traduzido por miúdos equivale a um copo de shot ou duas colheres de sopa no total: meia colher de chá para o rosto e pescoço e uma colher de chá inteira por cada braço e perna, pela frente e por trás.

Sabias que há um protetor solar adequado a cada tipo de pele?

Tal como a rotina de pele deve ser adaptada tendo em conta o tipo de pele de cada um, a mesma regra aplica-se ao protetor solar. Caso tenhas uma pele sensível é necessário escolher um produto mineral, com óxido de zinco e dióxido de titânio, pois ao terem menos ingredientes terão menos reações na pele, têm uma ação calmante que ajuda a reduzir a vermelhidão e um plus não arde nos olhos.

Com pele oleosa recorre a um protetor não-comedogénico para não obstruir os poros e que tenha uma fórmula não-gordurosa, leve, que seja facilmente absorvida. Já no caso de pele seca é importante escolher um produto rico em ingredientes hidratantes, como a glicerina e a manteiga de karité.

Mito ou verdade: com protetor não vou bronzear?

Nenhum protetor solar consegue proteger a pele a 100% do sol. Com SPF 30+ protege até 97% e com SPF 50+ até 98%. Por isso, mesmo usando protetor solar alguns raios solares conseguem penetrar a pele, pelo que é possível conseguir um bronze, de forma mais protegida e sem danificar a pele.

Ao bronzeaes sem protetor não só corres o risco a curto-prazo de apanhar uma queimadura solar, como a longo-prazo desenvolver hiperpigmentação (manchas escuras), envelhecimento prematuro e aumenta a hipótese de teres cancro de pele mais tarde.

O protetor deve ser aplicado todos os dias, mas não sozinho.

A verdade é que colocar protetor solar é o passo mais importante no que diz respeito aos cuidados de pele, por prevenir queimaduras solares, cancro da pele e envelhecimento prematuro. Mas este não é o único passo importante.

Uma boa rotina de pele passa por – pelo menos – quatro passos: uma boa limpeza e/ou esfoliação, a aplicação do sérum, o hidratante e o protetor.

Coolhunting

Se fossemos a um desfile de Alta-Costura com Primark, era assim

Pode parecer difícil escolher o que vestir num desfile de Alta-Costura, mas basta inspirarmo-nos em Sara Sampaio e ir à Primark para ter o look pronto.

Nécessaire