Pulp Fiction | Fotografia: Reprodução do filme
Nécessaire

Este bálsamo hidrata e ajuda a conter a vontade de petiscar entre refeições

Atenção: não inibe o apetite nem é um substituto de uma dieta variada e equilibrada. Mas tem uma particularidade bem curiosa.

Criar uma relação equilibrada com a comida pode ser um processo desafiante e é fundamental que se saiba diferenciar a fome real da fome emocional, de forma a evitar a elevada ingestão de alimentos calóricos ou pouco nutritivos.

Foi a pensar nisso que a Arquimea, um grupo de tecnologia multi-sectorial, criou um bálsamo labial que ajuda a conter a vontade repentina de petiscar, sobretudo calorias vazias, entre as refeições, face ao stress, ansiedade ou fome emocional.

A fórmula 100% natural do bálsamo labial Siluete Healthy Balm, patenteada e dermatologicamente testada, parte de extratos de plantas e óleos essenciais, produzindo um efeito de distração sensorial, originada pelo aroma intenso de mentol, e uma sensação de formigueiro e picada nos lábios.

A estimulação olfativa e gustativa produzida cria um efeito dissuasor contra a vontade de ingerir calorias vazias. Além disso, atua na pele dos lábios, uma zona com alta concentração de recetores sensoriais e uma área-chave para a alimentação. Esta experiência é processada no córtex pré-frontal, uma parte do cérebro que influencia o comportamento humano.

Não funciona como um inibidor de apetite nem é um substituto de uma dieta variada e equilibrada. É, sim, um produto estimulante de aplicação tópica, inócua e que pode ser doseado para ajudar na decisão de comer de forma mais equilibrada e consciente. O seu efeito é imediato e tem uma duração média de 30 a 60 minutos.

Na lista de ingredientes que o compõem podemos encontrar pimenta de Sichuan, Capsicum Frutescens, uma espécie da família da pimenta-malagueta e pimenta-tabasco, Spilanthes Acmella, uma outra pimenteira típica da região norte do Brasil, eucalipto e mentol.

A sua eficácia foi comprovada num estudo clínico realizado por uma empresa inglesa independente e especializada, a Sensory Dimensions, onde 88% dos utilizadores afirmaram que a aplicação do bálsamo ajudou a evitar a ingestão de snacks pouco saudáveis.

Coolhunting

10 to 10. A proporção que dá exclusividade a esta marca portuguesa

Existe uma marca portuguesa que cria apenas dez peças por cada coleção cápsula. Porquê? Foi o que fomos descobrir.

Nécessaire