Fotografia: Cerqueira/ Unsplash
Nécessaire

Quanto tempo passas sentado? Pode estar aí a resposta para ser saudável

Estudos corroboram a relação entre sedentarismo e uma saúde frágil. Fazer exercício resolve-nos todos os males? Pode não ser bem assim.

Passar tempo sentado é, provavelmente, uma das posições mais adotadas pelo ser humano. Estar sentado é bom, admitamos. É assim, sentados, que passamos a maior parte do dia a trabalhar nos escritórios; é também assim que uma grande franja da população mundial passa os seus períodos de descanso: sentados no sofá, no chão ou num cadeirão, com a televisão em frente ou com o telemóvel na mão. Mas quanto tempo é aceitável passar sentado?

Nos últimos anos, tem-se alertado para os perigos do sedentarismo. E estar sentado é um desses comportamentos que pode afetar a nossa saúde. Há até quem diga que estar sentado é quase como ser fumador. Mas, afinal, em que ficamos? Num artigo publicado no jornal Guardian esta eterna questão volta a ser aflorada. O problema de passarmos demasiado tempo sentados pode derivar em duas condições – uma relacionada com má postura e outra no aumento da probabilidade de desenvolver problemas cardio-metabólicos, aponta o artigo. 

A má postura pode ser solucionada com alguns alongamentos durante o dia, mas o mesmo não se pode desenvolver dos danos que passar demasiado tempo sentado pode implicar na nossa saúde. “Podemos ser muito ativos, mas isso não nos protege totalmente do sedentarismo", diz Kelly Mackintosh, professora de Educação Física e Saúde na Universidade de Swansea, citado pela Guardian. "Posso fazer uma corrida de uma hora com o cão todas as manhãs e cumprir as directrizes governamentais para a atividade física, mas depois sentar-me ou fazer atividades sedentárias durante o resto do dia - o que significaria que seria classificado como sedentário, em termos de risco", elucida.

Apesar de ainda não ser totalmente claro o motivo pelo qual estar sentado parece relacionar-se com uma série de problemas de saúde, a explicação mais plausível é esta ação deixar o nosso corpo numa espécie de standby, detalha o jornal. “Estás efetivamente a desligar alguns dos maiores músculos do teu corpo, com resultados que podem ir desde o aumento do tamanho do perímetro abdominal até ao risco de diabetes”.

Posto isto, o que podemos fazer para contornar o desafio de não passarmos demasiado tempo sentados? “ A melhor maneira é levantarmo-nos a cada 15, 30 ou 60 minutos. “Há muitos estudos a investigar esta questão", diz Mackintosh. “O tempo ideal de interrupção ainda não foi identificado, mas, essencialmente, mesmo que tenhas o mesmo volume total de tempo sentado, mas o interrompas com períodos em pé, isso é muito melhor para vários aspetos da saúde. Mesmo ficar de pé uma vez a cada 60 minutos já ajuda”, afirma o especialista.

Nécessaire

Há três novidades a descobrir na Perfumes & Companhia do Colombo

A nova loja da Perfumes & Companhia no Colombo tem três novidades, entre serviços de estética, tratamentos e presentes personalizados. Revelamos tudo.

Nécessaire