Jantar mais tarde está associado a um ganho de peso | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

A que horas deves jantar para ter menos fome e perder mais peso?

Comer mais tarde está associado a maiores problemas de saúde, entre eles a acumulação de gordura corporal.

Adotar dietas de restrição calórica é um dos comportamentos mais recorrentes de quem pretende perder peso, mas por vezes o efeito pode não ser o desejado.  Um dos fatores que pode estar em causa é a hora a que é feita a última refeição do dia, que pode estar a contribuir para um maior aumento de peso.

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard estabelece uma ligação entre problemas de saúde com horas tardias de jantar. Neste estudo, os investigadores acompanharam 16 participantes com excesso de peso que ingeriram dietas semelhantes mas em diferentes horários.

Ao acompanhar os participantes durante várias semanas, constatou-se que quem jantou mais tarde tinha uma maior sensação de fome ao acordar no dia seguinte, registando-se uma diminuição da leptina sérica, a hormona que ajuda a perder peso. Outro das conclusões demonstra que comer tarde diminui os gastos calóricos e que favorece a acumulação de lípidos no tecido adiposo, o que se traduz num aumento da gordura corporal.

Assim sendo, a que horas se deve jantar? Os autores do estudo afirmam que jantar seis horas antes de ir para cama contribui para o aumento dos níveis de leptina, gerando uma sensação de saciedade que reduz a ingestão calórica.

Nécessaire

Que cores usar na maquilhagem? Esta coleção segue as tendências 2024

A nova coleção da Make Up Factory segue as mais recentes tendências de maquilhagem, com cores ousadas, sombras intensas e eyeliners azuis e verdes.

Nécessaire