Vinagre de cidra de maçã | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

O vinagre de maçã ajuda mesmo a perder peso? A ciência responde

Perda de peso, redução dos níveis de açúcar no sangue e de colesterol. Estes são alguns dos benefícios associados ao vinagre de maça, mas quais são verdade?

A utilização de vinagre de cidra de maçã é transversal: pode servir para temperar saladas e outros pratos, mas também há quem defenda o seu consumo devido às propriedades medicinais que apresenta.

Alguns dos benefícios muitas vezes associados ao consumo de vinagre, diz-se, passam pelo  aceleramento da perda de peso e por uma redução dos níveis de açúcar no sangue e de colesterol. Mas que efeitos são reais e suportados por evidências científicas?

De acordo com uma revisão de pares de 2021 publicada na BMC Complementary Medicine and Therapies,  e citado pela Fortune Well a evidência científica mais plausível aponta para efeitos positivos na redução dos níveis de açúcar no sangue. “O ácido acético é um metabólito realmente importante no nosso organismo e a única fonte alimentar de ácido acético é o vinagre", explica Carol Johnston., professora de nutrição e reitora associada da Faculdade de Soluções de Saúde da Universidade do Estado do Arizona, à Fortune.

E como acontece isso? Através de três mecanismos, defende Johnston: o  retardamento do esvaziamento do estômago após uma refeição, o que atrasa o movimento da glicose (açúcar) para a corrente sanguínea; o bloqueio da decomposição do amido em glucose; e o aumento da quantidade de glucose que as células musculares absorvem. 

De acordo com os estudos atualmente levados a cabo, a correlação do consumo de vinagre de maçã com a perda de peso é mínima. O vinagre pode ajudar a controlar o apetite, mas a evidência científica não aponta outros caminhos como se tratando de um agente que leva à perda de peso.

Um dos outros benefícios do vinagre de cidra de maçã pode ser o tratamento de depressão devido aos seus efeitos no cérebro, uma vez que se trata de uma boa fonte de antioxidantes de origem vegetal com propriedades anti-inflamatórias.  Para a nutricionista citada no artigo da Fortune Well, o vinagre, que não necessita de ser da variedade de cidra de maçã, tem potencial neste campo. 

De acordo com os especialistas consultados pela Fortune, devem ser consumidas entre uma a duas colheres de sopa de vinagre. A forma mais fácil de incorporar o seu consumo é adicioná-lo à nossa dieta, usando-o em saladas, marinadas, sopas ou guisados.

Pessoas que sofram de refluxo gastroesofágico ou gastroparesia deverão evitar o consumo de vinagre de cidra de maçã, aconselham os especialistas ouvidos.

 

Gourmet

Numa lista de 100, estes vinhos são os melhores e mais baratos

Estes vinhos portugueses foram selecionados como os melhores do ano para o crítico norte-americano James Suckling. Entre vinhos de valor astronómico, estes são os que valem a pena.

Nécessaire