Pequeno-almoço | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Novo método para perder peso começa com um passo: comer

Nem todos o conseguem fazer, mas neste método comer pela manhã é o primeiro passo para alcançar a perda de peso. Será mesmo assim?

Ainda que o básico défice calórico seja a melhor forma de perder peso, existem vários outros métodos que se regem por números que não são os das calorias gastas e ingeridas. Um deles é o treino intervalado 10-20-30 e há agora mais um que junta três sequências: 30-30-30. 

Cada número 30 corresponde a uma tarefa, sendo a primeira destinada à ingestão de 30 gramas de proteína 30 minutos depois de acordar, devendo seguir-se um treino de exercícios cardiovasculares de baixa intensidade (como uma caminhada) durante 30 minutos. 

Esta fórmula foi criada por Gary Brecka, que se dá a conhecer como biólogo humano, e publicada no livro intitulado The 4-Hour Body. O especialista afirma que ao praticar o método 30-30-30 durante um mês, "vais ver a gordura desaparecer". 

 

Contudo, as afirmações de Gary Brecka podem ser questionadas, porque, sim, o método até pode resultar, mas primeiro é preciso perceber como funciona. 

Primeiro, qual a razão de consumir proteína 30 minutos depois de acordar e antes de treinar? Segundo a especialista em perda de peso Gen Coco ao The Everygirl, a proteína pela manhã pode ajudar a estabilizar os níveis de glicose, aumentando assim o ritmo do metabolismo, e por ser saciante ajuda a controlar a fome durante ao dia.

Já quanto ao treino depois do pequeno-almoço, não só ajuda na digestão, reduz o cortisol e aumenta a serotonina e a dopamina, como se praticado entre as 7h e 9h, irá ajudar na perda de peso, segundo um novo estudo.

Todavia, a teoria não deixa de ser questionada pela comunidade médica, como é o caso da nutricionista Tara Schmidt, que não concorda com a limitação de um horário para o pequeno-almoço, até porque muitas pessoas não conseguem comer ao acordar.  

Já outro especialista valida o método pelo facto de incentivar ao exercício físico.  

“Se não faz qualquer exercício e agora está a fazer 30 minutos por dia de cardio de baixa intensidade, isso é melhor do que nada”, refere o fisiologista e nutricionista Jason Machowsky ao Today

Coolhunting

Celebridades quebram regra de moda que deves seguir no inverno

Há regras que podem ser quebradas e usares estas peças de roupa em saldos, da H&M à Scalpers, é uma delas. É o fim da cor proibida de inverno.

Nécessaire