Dormir | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

A sesta ajuda a perder peso e há um estudo que o comprova

Não deixes que te digam que a sesta é uma perda de tempo. Um novo estudo afirma que é essencial para a saúde e até ajuda a perder peso.

Uma boa noite de sono é fundamental para garantir a saúde do corpo e da mente, mas agora há um estudo que afirma que a sesta também é essencial e ainda ajuda a perder peso.

Claro que, numa dieta de emagrecimento, a nutrição e o exercício físico são fatores muito relevantes, mas se juntarmos à equação alguns minutos diários de sesta, os resultados serão ainda mais eficazes.

Quem o diz é o conceituado British Journal of Sports Medicine, que analisou 22 provas e períodos de descanso, que envolveram cerca de 300 atletas do sexo masculino, treinados e fisicamente ativos, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos. No final, concluiu-se que os atletas melhoram o seu desempenho cognitivo e físico se dormirem uma sesta entre as 12:30 e as 16:50.

A sesta serve para compensar as horas de sono que se possam ter perdido durante o repouso noturno e, assim, reduzir a fadiga e melhorar os processos de recuperação do organismo, levando a que o corpo também queime mais calorias.

E, como não podia deixar de ser, investigação também analisou a duração da sesta, concluindo que o tempo ideal se situa entre os 30 e os 60 minutos.

No entanto, e apesar de a ideia de dormir cerca de uma hora por dia a meio da tarde ser bem apetecível, os investigadores alertam para o acordar, ou seja para o impacto da inércia do sono no desempenho cognitivo e na atividade física. Isto pode significar uma perda de atenção durante os primeiros 15 a 20 minutos após o despertar, que pode durar até duas horas.

Seja como for, a conclusão é evidente: uma sesta diurna tem um efeito moderado a elevado na melhoria do desempenho cognitivo e físico e na redução da perceção de fadiga.

Coolhunting

Nike vs Adidas: quais sao os melhores ténis de corrida?

De um lado os Alphafly 3, do outro os Adizero Adios Pro Evo 1: a guerra dos super ténis coloca frente a frente Nike e Adidas, mas quem sai vencedor?

Nécessaire