A guerra dos super ténis de corrida nunca esteve tão acesa como agora. Depois de a Adidas ter anunciado os Adizero Adios Pro Evo 1 em setembro por ocasião do recorde mundial alcançado pela etíope Tigist Assefa na maratona de Berlim, a Nike não tardou a dar a conhecer os Alphafly 3, depois de Kelvin Kiptum ter vencido a maratona de Chicago em meados de outubro com um protótipo do novo modelo que só chegará às lojas em janeiro de 2024.
A Adidas afirma que as novas Adios Pro Evo, disponíveis para venda por €500, são os ténis mais leves já fabricados, pesando apenas 138 gramas, uma redução de 40% face ao segundo melhor modelo da marca. Mas o preço alto é outro dos detalhes que confere fama ao modelo que, segundo as recomendações da marca, só deverá ser usado uma vez.
Por sua vez, o novo modelo da Nike tem como nova característica principal uma placa de carbono que é combinada com a espuma ZoomX e as cápsulas Zoom Air. O modelo anterior, os Alphafly NEXT% 2 estão disponíveis nas lojas por cerca de €319 e é expectável que o novo modelo seja comercializado por um valor ligeiramente superior.