Fotografia: Unsplash
Coolhunting

Sou portuguesa? Estou com uma crise de identidade graças ao TikTok

Não fosse o cartão de cidadão e a nova tendência do TikTok deixaria muitas portuguesas na dúvida sobre a sua nacionalidade. Tira as tuas conclusões sobre a nova trend.

Quem anda pelo TikTok, já terá passado por vídeos que dão conta da mais recente tendência: #portuguesegirl. Consiste em mostrar como se vestem as portuguesas (seja lá o que isso for). É que nesta trend tudo é questionável e começamos por aí mesmo: o que veste uma rapariga portuguesa? 

Se olharmos para as mulheres francesas, lembramos os lenços ao pescoço, camisolas com riscas, um elegante trench coat ou um blazer cintado. No fundo, peças intemporais que gritem très chic.  

Já no que toca às espanholas, conhecidas por terem um estilo original e infalível, identificamos outros detalhes, como franjas e folhos, estampados polka dot como os de Letizia, rendas e bordado inglês, combinação de padrões ou cores contrastantes e variados acessórios de cabelo. No fundo, um pouco à semelhança da forma como se veste a digital influencer espanhola Blanca Miró Scrimieri.   

 

Mas e como se veste uma "portuguese girl"? Mafalda Patrício, uma das portuguesas tida como referências nesta trend do TikTok, será uma fiel amostra do que vestem, afinal, as portuguesas. Mas e quais serão esses requisitos?

 

 

No vídeo que iniciou a trend, da autoria da tiktoker portuguesa Vicky Montanari, é explicado que para um look à portuguesa, primeiro é preciso vestir umas calças com estampado; em segundo lugar vestir uma t-shirt com um padrão que destoa; depois, calçar umas sabrinas ou uns "ténis cool"; juntar ainda um casaco que confira alguma personalidade; adicionar uma flor no cabelo e colares; apostar numa carteira colorida e finalizar com uns "óculos de sol cool".  

 

Mas se analisarmos o que outras it girls portuguesas usam, percebemos que não parece haver um padrão e tudo foge ao que anda pela nova hashtag.  

Se por um lado olhamos para Bárbara Inês e vemos um estilo mais irreverente, por outro, vemos um guarda-roupa mais clássico de digital influencers como Catarina Gouveia, Helena Coelho, Mafalda Sampaio ou Bárbara Corby, muito a par das últimas tendências como o ‘Luxo Silencioso’. 

A lista continua, bem como as incertezas sobre com que pode ser o estilo de uma "portuguese girl".

Só sei que graças a ti, TikTok, estou com uma crise de identidade. Ao que parece, tirando no cartão de cidadão, não sou portuguesa. Não “combino padrões errados, de forma correta”, não uso flores no cabelo e, vamos lá, não preciso de ser portuguesa para usar uns ténis ou óculos de sol cool

Nécessaire

5 perfumes de outono que nos dão tudo o que precisamos

O outono e o tempo mais fresco pedem aconchego, conforto e um perfume que cumpra todos estes requisitos.

Coolhunting