Rosto | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Ovos escondem membrana com efeito "peeling"? Especialistas explicam

A dúvida foi levantada perante as certezas dadas num vídeo que mostra como a partir de um ovo se faz um antirrugas natural. A Versa foi perceber se é mesmo assim.

Sempre que abrimos um ovo para estrelar, deixamos na frigideira a gema e a clara, indo a casca diretamente para o lixo. E se estivermos a desperdiçar um valioso "peeling natural”? 

Nas redes sociais circula um vídeo no qual é referido que devemos aproveitar a membrana seca do interior da casca do ovo, alegando é uma boa aliada no combate às rugas por ser rica em ácido hialurónico. Mas será que esta mezinha caseira é mesmo eficaz?  

 

Falámos com a dermatologista Alexandra Osório, que em colaboração com o professor catedrático de veterinária, Luís Amaral Cruz, procurou estudos sobre os benefícios da membrana do ovo. 

Apesar de reconhecer que as evidências científicas são reduzidas, mostra-nos uma novidade no mercado que pode dar-nos algumas luzes.  

Trata-se de um produto alimentar para animais da marca Virbac ao qual foi recentemente adicionada membrana de casca de ovo. Diz a marca que a membrana da casca do ovo é rica “em proteínas e contém elementos-chave como colágeno tipo I, ácido hialurónico, sulfato de condroitina e glucosamina” que, no caso em questão, são fundamentais para a saúde das articulações dos animais. No entanto, a presença de todos estes componentes pode revelar-se importante no que toca aos humanos. 

“Cada vez mais, devido à nossa longevidade e às dores articulares ─ porque ao final de 50 anos de estarmos em cima da articulações, continuamos a dançar, a correr e a andar de bicicleta ─ precisamos de proteger as articulações. E esta empresa poderá especular sobre o uso deste produto nos humanos”, refere a dermatologista.  

No que à beleza diz respeito, Alexandra Osório defende que tomar a membrana do ovo como suplemento alimentar para a pele e para articulações “pode ser uma coisa boa”, mas quando aplicado diretamente sobre a pele, como é sugerido no vídeo de Instagram, pode ser um risco.

“Primeiro, há peles que são impermeáveis. Colocar uma coisa na pele sem uma esfoliação ou sem pôr um ácido antes é difícil. Segundo, não sei até que ponto está purificado e pronto para aplicar", refere a dermatologista, alertando para situações de rosácea e eczema que podem surgir. 

Evasão

Há um truque secreto para encontrares voos mais baratos no Google

Poupar dinheiro num voo é uma das grandes prioridades quando se marca uma viagem e, ao que parece, há uma forma fácil de o fazer e que está ao alcance de todos.

Nécessaire