Não precisas de ser bom a matemática ou sequer de fazer contas para chegar a esta sequência de números que soluciona o problema: como ficar em forma mais rapidamente? Investigadores da Universidade de Copenhaga fizeram-no por ti e chegaram então à chave do sucesso: 10-20-30.
Este é o número de segundos de um treino intervalado de corrida que levou um grupo de voluntários a alcançar uma melhor performance. Além disso, também se observou uma diminuição na pressão arterial e no colesterol ao fim de seis semanas, segundo os resultados do estudo.
Este método de treino intervalado 10-20-30 consiste em correr em ritmo lento durante 30 segundos, depois 20 segundos de forma moderada e, por fim, dez segundos em sprint. E mesmo nestes 10 segundos, que supostamente seriam mais intensos, não precisas de atingir o máximo esforço, basta 80%.
"Achamos que isso está relacionado com o facto de que treinar a 80% da máxima [capacidade] faz com que a frequência cardíaca seja significativamente mais alta do que num treino normal. Uma frequência cardíaca mais alta leva a melhorias na função cardíaca e na circulação, como revela o tempo e os resultados dos voluntários”, disse o líder do estudo, Jens Bangsbo, num comunicado citado pela Fatherly.
Se queres ter os mesmos resultados dos voluntários que fizeram o treino intervalado a 80% em vez de 100% de esforço num espaço de seis semanas, só tens de praticar o método 10-20-30 em três a quatro blocos de cinco minutos, com um curto intervalo de tempo entre eles.
Segundo o estudo, é assim que verás resultados mais rápido e sem demasiado esforço.
“O treino intervalado é mais eficaz porque consegues ficar em melhor forma e melhorar a saúde em menos tempo do que correr em passo constante”, remata o investigador da Universidade de Copenhaga.