Por mais difícil que seja secar roupa dentro de casa (e potencialmente perigoso se não o fizermos na divisão certa), a roupa acaba por secar. Mas se há algo que está sempre, seja verão ou inverno, vulnerável à humidade pelo constante uso são as toalhas e os toalhões.
No entanto, há formas de manter as toalhas de banho secas e evitar o mau cheiro, segundo Maria Mooney, especialista em limpeza da Truly Free, uma marca de produtos de casa não tóxicos.
Uma das dicas fundamentais é trocar as toalhas com frequência, e quanto mais húmido for o ambiente, mais vezes o deves fazer. Em alguns casos pode chegar a duas vezes por semana, noutros terá de ser mais vezes de modo a evitar que se crie mofo nas toalhas húmidas.
Outro conselho dado pela especialista à Apartment Therapy tem que ver com o modo como as toalhas de mão são deixadas depois de as usar. As pressas podem levar-nos a deixá-las dobradas ou amarrotadas, ficando assim sem espaço para respirarem, mas, para evitar a humidade, devemos estendê-las ao máximo no toalheiro para que sequem mais rapidamente entre utilizações.
Por fim, e uma das dicas fundamentais, é arejar a casa de banho: abre uma janela e liga um desumificador após o banho.
Todavia, se não conseguires evitar o cheiro a mofo, há uma solução prática: mergulha as toalhas em água morna e ½ chávena de vinagre; lava depois as toalhas à temperatura máxima indicada na etiqueta e adiciona detergente e ½ chávena de bicarbonato de sódio; no fim, estende-as e deixa-as secar completamente.