Humidade nas casas | Fotografia: Pexels
Design e Artes

Adeus, humidade. Como pôr fim ao problema das casas neste inverno?

A humidade tem sido um pesadelo neste inverno, mas há sete formas de lhe fazer frente.

Em dezembro de 2022 formou-se um cocktail de condições meteorológicas nada favoráveis ao interior das casas. A humidade tem sido um problema transversal a todos os espaços interiores, mesmo aqueles que não propensos ao bolor.

Isto deve-se a uma multiplicidade de fatores no passado dezembro, o mês mais quente dos últimos 92 anos, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A temperatura média do ar rondou os 12.72°C, isto é, 2.76 °C acima do valor normal, e as mínimas andaram cerca de 3,53ºC acima do esperado. Já a chuva ficou 174% acima do valor normal registado em dezembro.

A juntar à equação estão ainda os níveis de humidade relativa no ar, que têm andado entre os 90 e os 100%, segundo os dados mais recentes do IPMA.  

Afinal, o que é a humidade? 

“O que as pessoas chamam 'humidade' e 'bolor' são fenómenos predominantemente decorrentes de condensação da atmosfera exterior em contacto com as paredes”, explica o arquitecto Rui Franco à CNN Portugal.  

Tendo em conta que não podemos controlar as condições atmosféricas, resta-nos amenizar os efeitos deste pesadelo para as casas e para a saúde dos portugueses.

O que fazer? Antes de mais, tentar perceber se é um problema estrutural, isto é, resultante de infiltrações ou de mau isolamento e não da condensação do ar, de modo a atuar da forma mais indicada. Se o problema for a condensação e não forem necessárias obras, há formas de evitar a humidade e o bolor antes de recorrer à lixívia.

Vê as dicas que a Versa tem para ti.  

1. Evita secar a roupa dentro de casa 

Ao secar roupa dentro de casa estarás a aumentar a humidade no interior. Se não consegues evitar, areja a divisão onde colocas o estendal. 

2. Areja a casa todos os dias 

Sempre que possível, areja a casa. Bem sabemos que é uma tarefa especialmente complicada no inverno, mas bastam algumas horas e uma pequena frincha que não deixe a casa arrefecer demasiado. No inverno, o ideal será abrir as janelas entre as 8h e as 11h, de acordo com a Deco Proteste.  

3. Dá uso aos exaustores 

Seja na casa de banho ou na cozinha, nunca te esqueças de acionar os exaustores. São uma forma de ventilação artificial especialmente importante em espaços em que se acumulam maiores quantidades de vapor de água. No caso da cozinha, além de ligar o exaustor, deixa as tampas das panelas fechadas durante a confeção. 

4. Aposta num desumidificador 

Com a humidade do exterior, nem sempre com as janelas abertas se consegue ventilar a casa como seria desejável. Em alternativa, um desumidificador pode ajudar a diminuir a humidade. Neste inverno , tem havido uma corrida a este equipamento que retém a água em excesso do ar e previne a criação de manchas, quer nas paredes, quer em móveis, e mesmo em peças de vestuário.  

5. Deixar as portas dos roupeiros semi-abertas 

Esta é uma dica de Tânia Martins, arquiteta e responsável pela página Home Stories. Além de indicar que se devem deixar as portas dos guarda-roupas ligeiramente abertas para circular o ar, a arquiteta aconselha a não enchê-los com demasiada roupa. “É importante existir espaço entre cabides”.  

 

6. Aquecer a casa  

Entre poupar na eletricidade ou gastar em produtos para tirar o bolor ou em gastos com a saúde, é preferível pensar no que nos traz menos problemas a longo prazo. As casas frias são favoráveis à humidade, uma vez que o ar frio absorve menos humidade do que o ar quente. É por isso que deves aquecer a casa e de forma consistente, dado que acentuadas oscilações de temperatura agravam o problema.  

7. Reveste paredes e móveis 

Se tens oportunidade de pintar as paredes de casa, investe numa tinta antifúngica e semiacetinada para prevenir a humidade. Caso não o possas fazer, segue as dicas anteriores e, para proteger o recheio, como móveis e peças de madeira, Tânia Martins aconselha a aplicar verniz de modo a “impermeabilizar e evitar que se crie bolor na superfície”.  

Nécessaire

Do Pingo Doce à Sephora, há máscaras que não são só para o rosto

Para ter um pés de princesa não é preciso um sapato de cristal. Basta uma destas máscaras, desde €1.99.

Design e Artes