Nike Air | Fotografia: Unsplash
Design e Artes

Nike pensou ténis criados através de Inteligência Artificial

Marca desportiva recorreu a Inteligência Artificial para pensar protótipos de ténis para atletas como Kylian Mbappé.

A Nike voltou a surpreender com o  anúncio de novos ténis desenvolvidos com a sua tecnologia de amortecimento Air, completamente reinventada, e que se traduz no resultado de uma colaboração com Inteligência Artificial (IA).

Por ocasião da apresentação da nova linha de produtos para os Jogos Olimpícos de Paris, a Nike aproveitou para demonstrar como explorou novas possibilidades de design e confort com recurso a IA, criando conceitos de vários modelos de ténis que combinam o estilo tradicional da marca com detalhes modernos e tecnológicos nos seus módulos Air, umas bolsas de nitrogénio colocadas em vários calçados da marca e que promovem um amortecimento do impacto quando andamos.

Em março, a Nike lançou os Air Max Dn, os primeiros ténis da marca a incorporar o sistema Air renovado que movimenta o ar nas suas bolsas interior e foram postos à venda por €170.

Agora, a Nike revelou uma possível evolução ainda mais drástica deste sistema de amortecimento revolucionário que foi usado nos primeiros Nike Air Max 1.

A Nike afirma que os seus designers utilizaram uma combinação de ferramentas de IA generativas e software de renderização 3D para conceber esta linha de alta qualidade de equipamento inspirado em ténis em apenas algumas semanas.

Um dos protótipos imaginados foi pensado de raiz para o futebolista Kylian Mbappé. A Nike  misturou uma chuteira típica com as linhas de um avião de combate.

 

 

Design e Artes

Marca espanhola tem mobília idêntica à da Ikea e sai mais barata

A SP Berner, uma empresa espanhola de plásticos, é responsável por a produção de algumas das mobílias de exterior da Ikea e tem uma loja online.

Design e Artes